Governo do RN - 04/12/2013

Governadora envia à ALRN Projeto de Lei para criação de Fundo de apoio a modernização dos municípios

A Governadora Rosalba Ciarlini encaminhou para apreciação da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte um Projeto de Lei para criar o Fundo Estadual de Apoio à Modernização da Infraestrutura dos Municípios do Rio Grande do Norte (FUNDAM-INFRA/RN). Esse instrumento vai possibilitar investimentos no desenvolvimento de cidades do RN, através de mudanças expressivas em suas estruturas urbanas.

 

    A expectativa da Chefe do Executivo Estadual é que o projeto tramite e seja aprovado rapidamente podendo assim amenizar as dificuldades financeiras enfrentadas pelas cidades. Os municípios potiguares, assim como a maioria dos brasileiros, convivem com uma carência de receita, em função do elevado volume de despesas assumidas e assim não conseguem investir em obras estruturantes.

 

    Com o Fundo, as cidades vão sanar parte dessa deficiência e se tornar menos dependentes da captação de financiamentos junto a instituições financeiras, que usualmente fazem exigências constitucionais impossíveis de serem cumpridas por municípios de pequeno porte.

--
Assecom-RN

Comente

Natal antecipado em Contador Distrito de Poço Branco-RN - 04/12/2013

Poço Branco: Natal antecipado é em Contador dia 20 de dezembro

Foto: dia 20 de dezembroNATAL ANTECIPADO EM CONTADOR DIA 20 DE DEZEMBRO

Comente

ELEIÇÕES 2014 - 04/12/2013

Wilma alfineta PMDB em inserção na TV

Líder de todas as pesquisas de opinião pública para o governo do estado, a vice-prefeita de Natal Wilma de Faria (PSB) alfinetou o PMDB, durante as inserções do seu partido na televisão.
Após criticar duramente o governo Rosalba Ciarlini (DEM), Wilma de Faria enfatizou que o PSB fez oposição desde o primeiro momento. No estilo Wilma de ser, o recado foi direto para os peemedebistas, que apoiavam o governo e agora se dizem oposição.
“O PSB não votou no atual governo. O PSB não apoiou o atual governo. O PSB não participou do atual governo. Quando o atual governo sucateou as centrais do cidadão, o PSB fez oposição. Quando o atual governo negou o apoio ao homem do campo, o PSB fez a oposição. Quando o atual governo desrespeitou o funcionalismo, o PSB fez oposição. Quando o atual governo deixou crescer a insegurança, o PSB fez a oposição. O PSB sempre fez oposição ao atual governo, que nem fez, nem aconteceu”, declarou a ex-governadora.
Para bom entendedor, meia palavra baixa.(fonte Blog BG)

Comente

ACUSAÇÃO - 04/12/2013

Raimundo Fernandes acusa prefeita de Mossoró de favorecer aliados na perfuração de poços

O deputado Raimundo Fernandes (PROS) denunciou que está havendo apadrinhamento político na perfuração de poços tubulares no Alto Oeste do Estado, só sendo beneficiados os correligionários do prefeito.

“No município de Venha Ver foram perfurados nove poços de pessoas que votaram no prefeito e o que é pior, em alguns não havia água. Não há um estudo para saber onde há a possibilidade de existir água.”, afirmou.

Diante dessa situação, o deputado levantou uma dúvida sobre o procedimento adotado de atender os aliados políticos do prefeito, deixando de lado as comunidades que estão sofrendo com a seca.

Segundo Raimundo Fernandes, a Associação dos Municípios do Alto e Médio Oeste, que é presidida pela prefeita de Mossoró, Cláudia Regina (DEM), que recebeu uma perfuratriz para fazer esse trabalho e está sendo conivente com essa ação dos prefeitos para onde a máquina é deslocada.

“Faço a denúncia, alertando para que a presidente da Associação procure outros mecanismos possibilitando que a perfuração chegue a outros municípios, sem procurar apadrinhamento político. O erro está sendo cometido pelo prefeito e acobertado pela Associação. Também questiono porque o governo do Estado não está mandando outras máquinas para o interior”, afirmou.(com informações doBlog BG)

Comente

condenação - 04/12/2013

Ex-prefeito Salomão Gurgel e ex-secretário são condenados por improbidade em Janduís

 Sentença proferida pelo juiz Bruno Lacerda Bezerra Fernandes condenou o ex-prefeito de Janduís, Salomão Gurgel Pinheiro, por ato de improbidade administrativa. A medida também alcança o ex-secretário de Educação municipal, Antônio Cácio dos Santos, que teria enriquecido ilicitamente ao acumular cargos e salários de modo ilegal.
O Ministério Público é o autor da ação. A conduta dos dois acusados, segundo o MP, teria provocado “dano ao erário e afronta ao princípio da moralidade”. Conta a promotoria que, no ano de 2009, instaurou inquérito civil para apurar denúncia de que Antônio Cácio dos Santos estaria acumulando, irregularmente, o cargo de professor com o de Secretário Municipal de Educação.
A conduta violaria o disposto no art. 37 da Constituição Federal. O Ministério Público, após comprovar a irregularidade, ainda constatou que o então prefeito aplicou indevidamente verbas do FUNDEF para pagamento indevido do salário do mencionado secretário.
Para o magistrado, não resta dúvidas quanto à ilegalidade da conduta. “O art. 37 e suas alíneas, bem como o inciso XVII, são de clareza meridiana ao estabelecer a impossibilidade de acumulação do cargo de professor com qualquer outro que não seja também de professor ou um cargo técnico e científico, não podendo o cargo de Secretário Municipal de Educação ser considerado como tal, afirmou o magistrado.(fonte Blog BG)

Comente

Criminosos chegaram a furar pneus de viaturas para impedir perseguição da PM. - 04/12/2013

Bandidos explodem banco em São Miguel do Gostoso

Foto: Cedida / PM

A agência do Banco do Brasil de São Miguel do Gostoso foi alvo de bandidos, na madrugada desta quarta-feira (4). Por volta das 3h, os criminosos invadiram a cidade, parte do bando cercou o prédio onde funciona o destacamento da Polícia Militar e o restante explodiu os caixas eletrônicos para retirar dinheiro.
Durante a ação, a quadrilha chegou a furar pneus das viaturas da polícia, para evitar que os policiais saíssem em perseguição após o roubo. Informações repassadas pela polícia dão conta que o bando era composto por aproximadamente 10 pessoas.
Como o efetivo policial de São Miguel do Gostoso é bem abaixo desse número, os policiais não tiveram como esboçar nenhuma reação. Antes de fugir, a quadrilha chegou a atirar em direção ao prédio do destacamento e houve uma troca de tiros, mas rapidamente os bandidos conseguiram fugir.
Depois disso, policiais da região foram acionados e passaram a realizar diligências, no entanto, até o momento, nenhum suspeito foi localizado. Ainda não se sabe quanto foi levado do Banco do Brasil.(fonte Portal BO)

 

Comente

Agente chegou para trabalhar e, de acordo com a própria polícia, atirou na cabeça. - 04/12/2013

Policial civil morre dentro da delegacia de Caicó

DELEGACIA DE CAICÓ

Um agente da Polícia Civil morreu dentro da delegacia de Caicó, na manhã desta quarta-feira (4), pouco tempo depois de chegar para mais um dia de trabalho. De acordo com a polícia, o policial entrou na unidade e foi até um quarto reservado. Lá, teria atirado na própria cabeça.
Quando os colegas ouviram o disparo correram para ver o que tinha acontecido e já encontraram o agente morto, com a arma caída entre as pernas. Com isso, o Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP) foi acionado para remover o corpo do policial.(fonte Portal BO)

Comente

operação forro - 04/12/2013

PF faz operação contra "bicheiros" na Grande Natal

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (4), a Operação Forró, na qual foram mobilizados aproximadamente duzentos policiais para cumprir 51  mandados de busca e apreensão, 22 prisões temporárias e 15 mandados de condução coercitiva nos Estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Rio de Janeiro. 

A investigação, que vinha sendo feita há mais de um ano, identificou duas organizações criminosas voltadas para a prática de exploração do jogo do bicho e de jogos eletrônicos, comumente denominados caça-níqueis, cujos componentes são contrabandeados. Além da prática de contrabando e de integrar organização criminosa, pesam contra os investigados suspeitas de corrupção e lavagem de dinheiro. 

Para garantir a continuidade de suas ações, as organizações criminosas corrompiam policiais militares e civis, que inclusive prestavam serviço de segurança aos estabelecimentos de jogos ilícitos. Entre os mandados de prisão temporária expedidos figuram: um policial militar reformado, três PM’s da ativa e um policial civil, além de outros dois PM’s que serão conduzidos coercitivamente. 

O nome da operação refere-se à versão de que a origem da palavra forró viria do inglês “FOR ALL”, expressão que, traduzida significa “Para Todos” e identifica uma das bancas do jogo do bicho sob suspeita.(fonte TN)

Comente

mensalão com laranja - 04/12/2013

Hotel que ofereceu emprego a Dirceu: administrador é auxiliar de escritório no Panamá, diz ‘Jornal Nacional’

hotel a on Dirceu ia trabalha

O presidente da empresa que administrava o hotel de Brasília que ofereceu emprego ao ex-ministro José Dirceu é um auxiliar de escritório de uma firma de advocacia do Panamá, segundo reportagem desta terça-feira (3) do ‘Jornal Nacional’.
O panamenho também teria outras mil empresas ligadas ao seu nome, levantando a suspeita de que se trata de um laranja.
Condenado no processo do mensalão, Dirceu começou a cumprir sua pena no último dia 15, tendo direito ao regime semiaberto, em que pode deixar a cadeia durante o dia para trabalhar.

Devido a isso, sua defesa apresentou ao Supremo Tribunal Federal proposta de emprego no hotel Saint Peter, com salário de R$ 20 mil.

De acordo com o “Jornal Nacional”, que foi ao Panamá, a “Truston International Inc”, que administrava até ontem o Saint Peter, é presidida por José Eugênio Silva Ritter, identificado na reportagem como um auxiliar de escritório naquele país.

O prédio do hotel pertence ao empresário Paulo Abreu, que também atua no ramo das telecomunicações e é irmão de José Masci de Abreu, ex-deputado e presidente nacional do PTN, e ao empresário Paulo Naya.

A administração do hotel, segundo a advogada de Paulo Abreu, Rosane Ribeiro, pertencia 99% a Truston e 1% ao próprio Paulo Abreu.

A advogada também informou que a sócia majoritária da Truston é a empresária Lara Severino Vargas, nora de Paulo Abreu, que não aparece nos registros apresentados pela reportagem.

Rosane Ribeiro disse que Lara teria decidido vender a administração do hotel após “a publicação de reportagens que lhe causaram desconforto”.

Com isso, a composição acionária mudou. Paulo Abreu então comprou sua parte e passou a ser o sócio majoritário da administradora do Saint Peter. O valor do acordo teria sido de R$ 499 mil.13331770

(com informações Folha)

Comente

pedido de cassação - 03/12/2013

Pedra Grande:processo pedido de cassação do Prefeito Marcos Luiz Pereira(Marcão) será julgado nesta quinta feira dia 05 de dezembro

o pedido de cassação do Prefeito de Pedra Grande-RN será julgado nesta quinta veja a pauta a baixo.
RECURSO ELEITORAL Nº 341-83.2012.6.20.0052
ORIGEM: PEDRA GRANDE-RN (52ª ZONA ELEITORAL - SÃO BENTO DO NORTE)
RELATOR: JUIZ ARTUR CORTEZ BONIFÁCIO
ASSUNTO: RECURSO ELEITORAL - AÇÃO DE INVESTIGAÇÃO JUDICIAL ELEITORAL - CAPTAÇÃO ILÍCITA DE SUFRÁGIO - CARGO - PREFEITO - VICE-PREFEITO - VIOLAÇÃO AO ART. 41-A DA LEI 9.504/97  - ELEIÇÕES 2012 - PEDIDO DE CASSAÇÃO DE REGISTRO - PEDIDO DE CASSAÇÃO DE DIPLOMA - PEDIDO DE DECLARAÇÃO DE INELEGIBILIDADE - PEDIDO DE APLICAÇÃO DE MULTA
RECORRENTE(S)    : MINISTÉRIO PÚBLICO  ELEITORAL
RECORRIDO(S)    : MARCOS LUIZ PEREIRA
ADVOGADOS    : CRISTIANO LUIZ BARROS FERNANDES DA COSTA e Outros
RECORRIDO(S)    : SILVANA MARIA GARCIA DE ARAÚJO
ADVOGADOS    : CRISTIANO LUIZ BARROS FERNANDES DA COSTA e Outros

Comente

Homem preso acusado de estupro - 03/12/2013

Preso homem acusado estuprar enteada em São Paulo do Potengi

Policiais civis da 1ª Regional de São Paulo do Potengi-RN prenderam em flagrante no início da tarde desta terça-feira (03) um homem de 26 anos, acusado de estuprar sua própria enteada de sete anos de idade.

Ele foi flagrado pela sua companheira, mãe da criança, na madrugada de hoje, quando ao se levantar e notar a ausência de seu companheiro no quarto, foi ao quarto da filha e, lá chegando, o presenciou, totalmente despido, em cima de sua filha, que também já estava sem roupa.

Após ver a mãe da vítima gritar desesperadamente, o acusado levantou-se rapidamente, se vestiu e correu, colocando algumas peças de roupa em uma sacola. Quando acionados, os policiais civis da 1ª DRPC, entraram em diligência e conseguiram prende-lo próximo a uma academia de musculação, já arquitetando sua fuga.

A vítima foi levada ao hospital Regional de São paulo do Potengi, e lá foi constatada a agressão.(fonte BG)

Comente

paralisação da Policia Federal - 03/12/2013

Policiais federais fazem paralisação em todo o país nesta quarta-feira

 
Policiais federais de todo o país farão uma paralisação de reivindicação nesta quarta-feira (4). De acordo com a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), o objetivo é mostrar para a população os problemas da segurança pública brasileira.
Em Natal, a mobilização acontece a partir das 8h em frente a sede da Polícia Federal. Já em Brasília, acontece uma ação em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), onde será protocolado uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra a Lei 12.830/13, que trata sobre o trabalho dos delegados nas investigações.O presidente da Fenapef, Jones Borges Leal, afirma que o protesto não vai prejudicar o atendimento ao público.(fonte TN)

Comente

G1 visitou nove municípios que estão em 'colapso', sem água nas torneiras. Moradores relatam sofrimento e temem ficar doentes ao beber a água. - 03/12/2013

Seca obriga moradores do RN a gastar Bolsa Família em água potável

Moradores de Equador precisam fazer fila para conseguir água (Foto: Anderson Barbosa/G1)

O Rio Grande do Norte enfrenta a pior seca dos últimos 50 anos, com estiagem que já dura mais de um ano em diversos municípios. A falta de água mudou a rotina de milhares de famílias carentes do sertão, que são obrigadas a gastar boa parte do dinheiro que recebem de programas sociais – como o Bolsa Família – para poder beber, cozinhar e tomar banho

No dia 19 de setembro, a governadora Rosalba Ciarlini decretou "situação de emergência por seca" em 150 dos 167 municípios do estado. Em novembro, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) informou que nove municípios permanecem em colapso no abastecimento. A Caern admitiu que não tem condições de abastecer a cidade e suspendeu a emissão de faturas aos moradores.
Durante três dias, o G1 percorreu mais de 1.200 quilômetros de estradas de terra e asfalto para ver quais são as dificuldades enfrentadas pelos moradores de Ipueira, Carnaúba dos Dantas, Equador, São José do Seridó, Antônio Martins, Água Nova, João Dias, Pilões e São Francisco do Oeste. Além da morte de animais e da destruição de lavouras, foi possível ver que os moradores travam uma luta diária pela própria sobrevivência, em busca de água potável.(fonte G1RN)

Comente

mais uma morte no RN - 01/12/2013

Mais um crime brutal no Oeste do RN

A Vitima José Barbosa do Nascimento, de 54 anos de idade

O operário braçal José Barbosa do Nascimento, de 54 anos de idade, residente na Rua Baixada Fluminense, no centro da cidade de Governador Dix Sept Rosado no Rio Grande do Norte, foi morto a golpes de faca peixeira no início da noite de sábado 30 de Novembro de 2013.Barbosa, recebeu atendimento médico da cidade, foi transferido para o Tarcisio Maia em Mossoró, mas não resistiu.O acusado, que segundo informações é sobrinho da vítima foi preso em flagrante pela polícia militar da cidade. Os procedimentos contra o mesmo foram realizados na delegacia de plantão em Mossoró.O corpo de José Barbosa foi removido e será necropsiado na sede da Unidade Regional do Instituto Técnico e Científico de Polícia, Itep em Mossoró.(fonte O Camera)

Comente

infidelidade partidária - 01/12/2013

Procurador da República recebe denúncia de infidelidade partidária

Procurador regional alerta que não será permito o uso indevido das emissoras de televisão públic

O deputado federal Betinho Rosado (PP) poderá responder a um novo processo de infidelidade partidária. O procurador regional Eleitoral, Paulo Sérgio Rocha, confirmou que enviou ofício ao procurador- geral da República, Rodrigo Janot, comunicando a mudança partidária do parlamentar. Como é deputado federal, o processo contra Betinho Rosado deverá ser impetrado pela Procuradoria Geral da República, em Brasília. Caso ocorra, será o segundo contra o parlamentar e tendo a mesma denúncia, já que o Democratas acionou a Justiça Eleitoral denunciando a infidelidade partidária de Rosado, que foi eleito pelo DEM e se filiou, este ano, ao PP.(fonte TN)

Comente

prissão - 30/11/2013

Homem é preso com arma de fogo e tenta subornar policiais na comunidade de Jucuri zona rural de Mossoró

arma apreendida

Policiais da Força Tatica prenderam na manhã de sábado 30 de Novembro de 2013, um homem portando ilegalmente uma arma de fogo na comunidade de Jucuri zona rural de Mossoró.Francisco Edvaldo de Freitas, 48 anos de idade, morador da comunidade de Jucuri foi preso em um bar com um revolver calibre 38 municiado.Segundo informações, os policia receberam a denuncia que uma pessoa estaria circulando armada em um corola. Os policiais foram averiguar e abordaram francisco com a arma na cintura em um bar. Após a prisão o mesmo ainda tentou subornar os policiais com R$ 590,00 Reais.Francisco foi conduzido para delegacia e apresentado ao Delegado de plantão Dr. José Vieira, o mesmo devera ser autuado por porte ilegal de arma e suborno.(fonte O Camera)

Comente

o verdadeiro gato - 30/11/2013

Poço Branco:Prefeitura faz ligação de luminaria em poste candestina cosern discobri e corta ja faz mais de 3 meses

POSTE DA ENTRADA DO SERROTE FOTO 01

A Prefeitura de Poço Branco ou algunha empresa contratada pela mesma fez uma ligação no poste, na entrada do distrito de Lagoa do Serrote as margems da BR 406 no periodo do aniversario da Cidade, e não pediu autorização a cosern a empresa é a companhia de energia do RN a mesma veio e cortou o verdadeiro gato,esta la pra todos que passa na BR 406 ver.vejam as fotos ja faz mais de três messes que ta cortado ja que nós quase não temos um orgão fiscalizador na cidade vamos ficar de olho e passa pro Ministerio Público em nossa Cidade e fazer a denuncia.

POSTE DA ENTRADA DO SERROTE FOTO 02

POSTE DA ENTRADA DA LOGOA DO SERROTE FOTO 03

Comente

arrobamento - 30/11/2013

Caixa eletronico do BB da UERN em Mossoró foi arrombado na madrugada de hoje

caixas arrombados

Um grupo invadiu o Campos Central da Universidade do Estado em Mossoró, durante a madrugada de hoje, rendeu todos os seguranças que estavam de plantão e levou todo o dinheiro de um dos caixas electrónicos do Banco do Brasil, existente dentro do estabelecimento. O caixa havia sido abastecido com 120 mil reais, valor que segundo informações foi levado pelos bandidos.Todos os seguranças foram algemados e trancados dentro de uma sala de aula e só foram liberados por volta de 4 horas da manhã.Os seguranças não tiveram condições de identificar ninguém do grupo nem quantos eram.Até o momento ninguém foi detido.(fonte O Camera)

Comente

ENXUGAR - 30/11/2013

Prefeito demite todos os secretários para fechar as contas

Demitir 25 servidores, inclusive os oito secretários, para fechar as contas de final de ano foi a opção adotada pelo prefeito de Unistalda, interior do Rio Grande do Sul, José Ribeiro. “A baixa arrecadação precisa ser exposta em Brasília, ao governo federal”, defende o gestor. Por isso, Ribeiro aderiu à Mobilização Alerta Municípios do Brasil! – Sem recursos, os Municípios irão parar.
O prefeito disse que, como administra um pequeno Município de apenas dois mil habitantes, não há nada a mostrar para eles. “Aqui não adianta chamar a população porque todos já sabem como está a prefeitura. Estamos fazendo o mínimo do mínimo. Só Educação e Saúde”, conta. Para Ribeiro, a solução é uma só: pedir auxílio em Brasília.
José Ribeiro quer incentivar os colegas gaúchos e de outros Estados a fecharem as portas das prefeituras nos dias 10, 11 e 12 de dezembro, em sinal de manifesto. “Tenho conversado aqui e penso também em fecharmos uma vez por semana em todo o mês de dezembro. Alguma coisa precisa ser feita. Mas, quero apoio. Tem que ser todos, ai seria ótimo”, convoca.(fonte Panorama Politico)

Comente

gasolina mais cara - 30/11/2013

Reajuste da gasolina é o dobro do previsto pela Fecombustíveis

COMBUSTIVEL MAIS CARO

O reajuste autorizado a partir deste sábado (30), para as distribuidoras de combustíveis, não demorou para chegar às bombas dos postos de revenda na capital potiguar. No caso da gasolina, o consumidor vai pagar por um reajuste duas vezes maior àquele previsto pela Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes (Fecombustíveis).

Os consumidores já estão pagando mais caro pelo litro da gasolina e do diesel, mesmo considerando que na maioria dos revendedores o produto não foi adquirido com reajuste junto às distribuidoras. O valor do litro da gasolina é comercializado nas bombas por R$ 3,00 e o diesel chegou ao consumidor final por até R$ 2,46.

O reajuste ocorre após a Petrobras conseguir aprovar ontem (29) uma política de preços que começa com um aumento de 4% para gasolina e 8% para o diesel, nas refinarias, a partir da zero hora de hoje. Um reajuste acima desse percentual chegou aos consumidores finais. Segundo a Fecombustíveis, a previsão era de aumentar no máximo 2% para a gasolina e 5% no caso do óleo diesel.(fonte TN)

Comente