Acesso Norte está em fase de pavimentação. Expectativa é que a obra seja concluída no final de março. - 20/01/2014

Obra de acessos ao novo aeroporto do RN atinge 30%, diz governo

Acesso Norte está 25% concluído e acesso Sul, 7% (Foto: Canindé Soares)

 A obra do acesso Norte ao aeroporto de São Gonçalo do Amarante está 25% concluída. A informação foi confirmada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte. A previsão é que a obra seja entregue no final de março. O aeroporto de São Gonçalo do Amarante, o primeiro a ser erguido pela iniciativa privada no Brasil, já está 80% pronto e teve as pistas de pouso e decolagem entregues em dezembro.(fonteG1RN)

Comente

Caso aconteceu na manhã desta segunda (20) no pavilhão 5 da unidade. Detentos querem 'melhorias', como ventiladores e TVs nas celas. - 20/01/2014

Presos realizam motim em pavilhão do presídio de Alcaçuz, RN

Detentos do pavilhão Rogério Coutinho Madruga, conhecido comopavilhão 5, do Presídio Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, no Rio Grande do Norte, deram início a um princípio de motim na manhã desta segunda-feira (20). De acordo com a direção da unidade, os presos reinvindicam maior fornecimento de água e melhorias como TV e ventiladores nas celas, além da diminuição do rigor nas revistas antes da visitas.(fonte G1RN)Pavilhão Rogério Coutinho Madruga, em Alcaçuz (Foto: Ricardo Araújo/G1)

 

Comente

Mulher e filho da vítima estavam com ele, mas não foram atingidos pelos bandidos. - 20/01/2014

Corretor de veículos é executado dentro de condomínio em Ponta Negra

O corretor de veículos César da Silva Melo, de 29 anos, foi executado quando estava saindo do prédio em que morava, acompanhado da esposa e do filho de dois anos. O crime aconteceu no condomínio Lual de Ponta Negra, na rua Tenente Olavo Francisco dos Santos, no bairro de Ponta Negra.

Dois homens conseguiram entrar no condomínio e aguardaram ele sair do elevador, seguindo-o até o estacionamento. Quando a vítima se aproximava do carro, os bandidos se aproximaram dele e efetuaram três tiros na cabeça, um nas costas e outro no peito.

De acordo com o tenente Faustino, do 5º Batalhão da Polícia Militar, a mulher do corretor, identificada como Priscila da Cunha, conseguiu correr. Ainda segundo a polícia, ela teria jogado o filho por um muro e pulou outro muro. Um dos bandidos ainda atirou contra Priscila, mas ela conseguiu escapar.

Os peritos do Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP) encontraram uma pistola calibre 380 na cintura da vítima. "Ele poderia estar sofrendo ameaças, tendo em vista que foi encontrada com ele essa arma, mas a ação dos criminosos foi tão rápida que a vítima não conseguiu esboçar reação", disse o tenente Faustino.

O crime será investigado pelo 15º Distrito Policial. A polícia ainda não sabe como os bandidos conseguiram entrar no condomínio e nem como conseguiram fugir após os vários disparos efetuados. (fonte Portal BO)

Comente

espionagem - 20/01/2014

Medida de Obama sobre espionagem é "primeiro passo", diz governo brasileiro

Brasília – O governo brasileiro considerou “um primeiro passo” a decisão do governo norte-americano de promover mudanças na Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos. Em nota divulgada hoje (19) no Blog do Planalto, o porta-voz da Presidência da República, Thomas Traumann, disse que o governo “irá acompanhar com extrema atenção os desdobramentos práticos do discurso” do presidente Barack Obama.

Obama anunciou as mudanças na atuação da NSA na última sexta-feira (17). Em discurso, ele disse que o país não irá mais espionar rotineiramente as nações aliadas e as comunicações de seus líderes. O presidente americano disse ainda já ter repassado a ordem aos serviços de informação para que isso não volte a ocorrer “a menos que a segurança nacional esteja ameaçada”.

Agencia Brasil

Comente

Homem, mulher e filho morreram na tarde deste domingo, em Guamaré. Outro filho do casal foi socorrido para hospital em Natal; caminhoneiro fugiu. - 20/01/2014

Colisão entre caminhão e Gol mata três pessoas da mesma família no RN

Três pessoas de uma mesma família morreram na tarde deste domingo (19) após uma colisão entre um caminhão e um Gol na BR-406, no município de Guamaré, distante 174 quilômetros de Natal. Segundo informações da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, o acidente aconteceu por volta das 14h próximo ao distrito de Baixa do Meio. Um homem, a mulher dele e um filho do casal morreram na hora. Um outro filho do casal foi levado para o pronto-socorro Clóvis Sarinho, em Natal.

As vítimas ainda não foram identificadas. O caminhão tem placas MYL-0433, de Caiçara do Norte/RN. O Gol tem placas MMP-2011, de Natal. O motorista do caminhão fugiu sem prestar socorro.

Segundo o soldado Elton Bezerra, da Companhia de Polícia Militar de Guamaré, o caminhão trafegava no sentido Natal/Guamaré. O motorista do Gol tentava fazer um retorno na BR para ir em direção ao distrito de Baixa do Meio. "Um dos dois avançou a preferencial e acabou acontecendo essa tragédia. A Polícia Rodoviária Federal já está no local e deverá emitir um laudo sobre o acidente. O menino que sobreviveu foi levado para Natal, mas ainda não temos informações sobre o estado de saúde dele", disse o policial ao G1.

O trânsito de veículos no trecho do acidente ficou interrompido até as 17h e já foi liberado. Os corpos das vítimas já foram levados para o Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep), onde serão necropsiados. Ainda não se tem informações sobre o velório e o sepultamento da família.(fonte G1RN)

Comente

Vice-presidente do Supremo comanda a Corte a partir desta segunda-feira - 19/01/2014

Lewandowski assume o STF, mas não deve assinar prisão de João Paulo Cunha

 O ministro Ricardo Lewandowski Foto: Gilvado Barbosa/13-11-2012 / Agência O Globo

 

BRASÍLIA - A partir de segunda-feira, o comando do Supremo Tribunal Federal (STF) passará provisoriamente às mãos do ministro Ricardo Lewandowski, vice-presidente da Corte. No mesmo dia, o titular do cargo, ministro Joaquim Barbosa, embarca para a Europa, onde cumprirá agenda oficial. Lewandowski ficará responsável por decidir questões urgentes até 2 de fevereiro. No dia 3, o recesso forense termina e Barbosa retoma o posto. Uma das pendências deixadas pelo presidente é o mandado de prisão do deputado João Paulo Cunha (PT-SP), condenado no processo do mensalão. Em tese, Lewandowski poderia mandar o petista para a cadeia, mas deve deixar a missão para ser executada por Barbosa, em fevereiro.

O presidente do tribunal chegou a decretar a prisão de João Paulo, mas não formalizou o documento a ser entregue à Polícia Federal para que a ordem seja cumprida. Segundo o STF, não houve tempo hábil de deixar o mandado de prisão pronto antes de Barbosa sair de férias, no dia 7. João Paulo está em liberdade, aguardando a decisão. O Globo

Comente

Cofre da agência foi arrombado a marretadas em Goianinha. Quatro revólveres de vigilantes estavam em uma sala e foram levados. - 19/01/2014

Goianinha:Quadrilha invade agência da Caixa e rouba dinheiro e armas

Uma quadrilha invadiu a agência da Caixa Econômica Federal na cidade de Goianinha, cidade distante 54 quilômetros de Natal, arrombou um dos cofres e roubou as armas dos vigilantes. O caso foi registrado na madrugada deste domingo (19). Segundo a Polícia Militar, o cofre da agência foi arrombado a marretadas. A Polícia Federal irá investigar o caso.G1RN

Comente

José Carlos Lopes Jerônimo tinha 18 anos e estava no CDP da zona Norte. Em dezembro, um menino morreu após servir de escudo humano dele. - 19/01/2014

Homem que usou criança como escudo é encontrado morto no RN

O homem que usou uma criança como escudo humano durante um tiroteio na Grande Natal em dezembro passado foi encontrado morto na cadeia. José Carlos Lopes Jerônimo tinha 18 anos e estava no Centro de Detenção Provisória da zona Norte de Natal. A Polícia Civil do Rio Grande do Norte vai investigar como ele morreu. A hipótese de suicídio não está descartada.No dia 12 de dezembro passado, José Carlos, que era suspeito de ter envolvimento com o tráfico de drogas, se envolveu em um tiroteio na cidade de Macaíba. Para tentar se proteger, ele fez refém o estudante Cleyton Osório dos Santos Mendes, de 10 anos. O menino acabou baleado e morreu.Cleyton Osório, de 10 anos, estava perto de casa quando foi baleado em Macaíba, Grande Natal (Foto: Arquivo de família/Reprodução Conecttv)fonte G1RN

Comente

Piso não suportou peso e cedeu; cerca de 30 pessoas se feriram. Sertanejos Fernando e Sorocaba se apresentavam no Circo da Folia. - 19/01/2014

Camarote desaba e deixa pessoas feridas em show na Grande Natal

Piso do camarote desabou e deixou feridos na madrugada deste domingo em Natal (Foto: Marcela Zauli/Arquivo pessoal)

 

O piso do camarote montado para os shows da dupla sertaneja Fernando e Sorocaba e da Banda de Forró Garota Safada cedeu e cerca de 30 pessoas ficaram feridas na madrugada deste domingo (19) na praia de Pirangi, na Grande Natal. Segundo relato de vítimas, chovia no momento do incidente e muitas pessoas se concentraram na parte coberta do camarote. O G1 tentou entrar em contato com a empresa que organizou a festa, mas as ligações não foram atendidas.

A advogada Ellen Cruz estava no camarote e sofreu uma torção no pé. "Era 1h e chovia um pouco. Por isso, as pessoas que estavam no camarote se concentraram na parte coberta. Minha irmã chegou a comentar que o camarote estava balançando muito e pensamos em sair. Mas não deu tempo. Logo em seguida o piso desabou", contou.

Segundo Ellen, houve correria e gritaria no momento do incidente. "Foi uma coisa desesperadora. Todos queriam sair o mais rápido possível dali. Cerca de 30 pessoas caíram e ficaram feridas. Mas pelo que o que soube, ninguém ficou ferido gravemente", frisou.

A empresária Marcela Zauli também estava no camarote, mas não ficou ferida. "Eu e minhas amigas estávamos indo para a parte coberta devido à chuva. Mas havia muita gente e não conseguimos. Acabamos ficando próximas à escada. Minutos depois, tudo desabou. Mesmo com toda a correria, descemos as escadas e ficamos bem. Nossa primeira medida foi tentar ajudar as pessoas que se feriram", falou.

A dupla sertaneja Fernando e Sorocaba já havia se apresentado no palco principal. No momento do desabamento, não havia apresentação no palco principal e a banda 5% se apresentava no camarote. "O pessoal da banda 5% foi super atencioso. Eles pararam o show e pediram socorro. Como não havia mais clima, eles decidiram interromper o show, ajudaram as pessoas e em seguida foram embora".

O Corpo de Bombeiros esteve no local e interditou o camarote. Uma equipe do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) deve ir ao local ainda neste domingo para periciar o camarote.G1RN

Comente

posou com Dilma - 19/01/2014

Minha Casa Minha Vida: Moradora que posou com Dilma passa a ser visada por ladrões

A casa toda equipada, com direito a TV de LED 24 polegadas na parede, foi entregue pela presidente Dilma Rousseff a Ana dos Santos. Rendeu até foto da vendedora de cosméticos com a petista.

Mas toda essa divulgação –ocorrida num dos condomínios do Minha Casa, Minha Vida de Vitória da Conquista (BA), em outubro– não foi boa para Ana, 56: sua residência passou a ser visada por ladrões, e ela precisou gastar com segurança.

A casa de Ana fica num dos condomínios onde foram registradas ao menos 50 invasões, segundo a Caixa Econômica Federal, responsável pelo programa federal que já entregou mais de 1,4 milhão de unidades no país.

No caso de Ana, sua residência não foi invadida, mas ela disse que, por vários dias durante as ocupações, dormiu tarde da noite, com medo de que alguém entrasse no imóvel. Por isso, moram com ela agora um filho e o neto.

“Tinha um grupo de arruaceiros aterrorizando. Ficavam rondando minha casa. Por conta de a presidente Dilma ter visitado o imóvel, ficou muito visado.” Tentaram até quebrar a janela: “Tive de colocar uma grade de proteção e ainda quero fazer um muro e uma porta na cozinha, pois a casa só tem a porta da rua”.

Ana contou ainda que está pagando R$ 20 para uma empresa de segurança que faz ronda no condomínio.Ana dos Santos, 56, mostra, foto tirada com Dilma em outubro passado durante visita da presidente a unidades do Minha Casa, Minha Vida em Vitória da Conquista (BA)

fonte Blog BG

Comente

assalto - 19/01/2014

Ônibus da empresa Jardinense é assaltado na BR 304 próximo ao Hipólito

onibus3

 

Cerca de Seis elementos armados de revolveres e escopetas calibre 12,assaltaram por volta das 20h30min desta sexta feira 17 de janeiro de 2014,um ônibus da empresa Jardinense,que seguia em direção à Mossoró.
Os elementos,que estavam em um veículo tipo Astra de cor prata, interceptaram o ônibus próximo ao Assentamento Hipólito na zona rural de Mossoró.
O bando fez um verdadeiro arrastão aos passageiros e fugiu após a ação delituosa.
As Polícias Militar e Rodoviária Federal estão em diligências no sentido de localizar os assaltantes. O Camera 2

Comente

furto água - 19/01/2014

Caern pede auxílio à Polícia Civil para investigar furtos de hidrômetros em Mossoró

hidrometro

 

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) recebeu nos últimos 30 dias diversas reclamações de furtos de hidrômetros no Alto de São Manoel, em Mossoró.
Neste período,segundo a companhia cerca de  40 equipamentos que medem o consumo de água dos clientes foram furtados de residências.
Segundo a Caern,a maior incidência da ação criminosa vem ocorrendo na área dos bairros Costa e Silva, Pintos e Alto da Pelonha.
A empresa pediu auxílio à Polícia Civil para investigar o caso. A Companhia alerta aos clientes que a guarda do equipamento é de responsabilidade do usuário, e por este motivo, pede que sejam adotadas providências no sentido de dificultar a ação dos bandidos.
Para isso a empresa orienta ao cliente que faça o uso de grades. Alguns relatos apontam que os ladrões estão danificando as caixas de proteção que já são colocadas para impedir vandalismo.
O número de furtos pode ser maior, de acordo com a Caern, pois nem todos os clientes informam o fato.
A Caern informou também que a passagem dos leituristas, que ocorre mensalmente, registrará formalmente os danos causados.
Hidrômetro
Segundo a Caern, o hidrômetro é um equipamento que assegura uma cobrança mais justa da água, permitindo, inclusive, um melhor abastecimento.
O hidrômetro, que tem o valor de R$ 170,06, por muitas vezes, é repassado por R$ 5 reais pelos ladrões,que se interessam principalmente pelo metal que compõe o equipamento. Vale destacar que as pessoas que adquirirem o hidrômetro ou partes dele também estão incorrendo em um crime. O Camera

Comente

mais um homicÍdio no RN - 19/01/2014

Homicídio em Baraúna – Jovem de 19 anos é executado a tiros de pistolas

1homibaraunawe

 

Um crime de homicídio por arma de fogo foi registrado por volta do meio dia desta sábado 18 de janeiro de 2014,na cidade de Baraúna a cerca de 29 Km de Mossoró.
Uma pessoa identificada como Matheus da Silva Oliveira,19 anos de idade,natural de Mossoró e residente na rua Francisco Alves numeral 244 em Baraúna foi executado com cerca de oito disparos de arma de fogo tipo Pistola 380,ponto 40 e escopeta 12.
Segundo Informações da polícia Militar local,a vítima estava sentada na calçada de um bar conhecido como bar da Vera,quando foi surpreendido por dois indivíduos em uma moto Biz de cor azul que chegaram e já foram efetuando disparos contra a mesma.
Matheus ainda tentou se livrar dos inimigos e escapar da morte,correndo em direção a um muro de uma residência,mas foi alcançado e executado.
Os dois homens fugiram após a ação criminosa. A Mãe de Matheus compareceu ao local e informou à nossa reportagem que seu filho era envolvido com o tráfico de drogas e que vinha recebendo ameaças de morte.
Segundo ela Matheus esteve um período afastado de Baráuna,morando em outra cidade em decorrência das ameaças,mas que teria retornado há pouco tempo.
A polícia Militar local fez o isolamento do local do crime até a chegada dos peritos do ITEP,que após a realização de uma rápida perícia,removeu o corpo para sede do órgão em Mossoró.
Este foi o primeiro homicídio registrado em Baraúna no ano de 2014. O Camera 2

Comente

Joaquim Barbosa fez o plantão até o dia 6 e Cármen Lúcia até o dia 20. Relator do mensalão saiu de férias sem expedir prisão de João Paulo. - 19/01/2014

Ricardo Lewandowski assume plantão do STF nesta segunda

Os ministros Ricardo Lewandowski e Joaquim Barbosa no julgamento dos embargos do mensalão (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

 

O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, que foi o revisor do processo do mensalão, assume nesta segunda-feira (20) o regime de plantão da Corte, no lugar da ministra Cármen Lúcia. Ele ficará responsável por resolver questões “urgentes”, como pedidos de habeas corpus, até fevereiro, quando termina o recesso do Judiciário.

Na primeira semana de janeiro, o presidente do STF, Joaquim Barbosa, atuou no plantão. Em seu penúltimo dia antes de sair de férias, no dia 6 de janeiro, ele rejeitou recurso do deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP) e determinou o início do cumprimento da pena de prisão pela condenação no julgamento do mensalão.

No entanto, Barbosa viajou no dia 7 de janeiro sem expedir o mandado de prisão - ordem necessária para que a Polícia Federal encaminhe o petista para a cadeia.

Sem definição sobre se seria ou não preso, João Paulo Cunha permaneceu por uma semana recluso em seu apartamento em Brasília. Ele retornou a São Paulo, onde mora coma  família na última quarta (14).G1

Comente

Valdemar de Gois e Amigos - 19/01/2014

Poço Branco:O Jovem Politico Valdemar de Gois prestigia a festa do Padroeiro da Pousa

O Lider Politico Valdemar de Gois esteve na noite deste sabado (18) no Distrito da Pousa para prestigia a Festa do Padroeiro daquele Distrito e ali pode ver varios Amigos e ter aquela conversa ao pe do ouvido e foi muito bem recebindo por aquela comunidade em nome do grupo Gois desde ja agradecemos a todos.

 

 

Comente

Ele lutava há alguns anos contra um câncer no intestino, tendo, inclusive, feito tratamento nos EUA - 18/01/2014

Fernando do Camarões recebeu elogios até do ex-presidente americano Bill Clinton

A psicóloga Clara Bezerra de Medeiros, ao lado do seu pai, Fernando Medeiros. Foto: Divulgação

Marcelo Hollanda
hollandajornalista@gmail.com

O empresariado potiguar está de luto. Faleceu na manhã dessa sexta-feira, Fernando Medeiros, 57, proprietário e fundador do restaurante Camarões. Ele lutava há alguns anos contra um câncer no intestino. Nos últimos dias, estava internado na UTI do hospital da Unimed, e não resistiu ao avançado estágio da doença. Natural de Caicó, Fernando foi um empresário que deu visibilidade à gastronomia potiguar através do seu negócio com a carcinocultura. O restaurante Camarões Potiguar, situado às margens da avenida Roberto Freire, em Ponta Negra, é um estabelecimento bastante conhecido e muito respeitado pelo alto padrão de qualidade dos seus pratos, até mesmo fora do Brasil.

O velório acontece no cemitério Morada da Paz, em Emaús, e o sepultamento será no final da manhã deste sábado.

Reservado, avesso a entrevistas, eternamente dividido pelo dilema de expandir nacionalmente sua marca vitoriosa, a rede de restaurantes Camarões, ou manter-se calmamente seguindo na cidade que escolheu para viver e trabalhar, o caicoense Fernando de Medeiros Santos, 57 anos, faleceu na tarde desta sexta-feira (17), vítima de um câncer no intestino. O empresário deixa um legado pessoal e empresarial sem precedentes em seu segmento de negócio.O Jornal de hoje

Comente

Ernesto Vieira Carvalho Neto (PMDB-MA) pode ter participado do maior desfalque da história do banco Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pa - 18/01/2014

PF prende suplente de deputado federal supostamente envolvido na fraude de R$ 73 milhões na Caixa

BRASÍLIA e SÃO PAULO — A Polícia Federal prendeu na tarde deste sábado, em Estreito, no Maranhão, o suplente de deputado federal Ernesto Vieira Carvalho Neto (PMDB-MA), apontado como mentor de um golpe de R$ 73 milhões contra a Mega-Sena, da Caixa Econômica Federal. Ernesto Vieira deve prestar depoimento ainda neste sábado na delegacia de Araguaína. A PF procura ainda mais quatro acusados de envolvimento com a fraude - de acordo com a instituição financeira, a maior já sofrida em toda a sua história.

No último dia 5 de dezembro, uma conta foi aberta na agência da Caixa em Tocantinópolis para pagar R$ 73 milhões de prêmio da Mega-Sena. A autorização para abertura da conta foi do gerente geral da Agência, Robson Pereira do Nascimento, que usou sua senha também para retirar o valor da conta interna da instituição de pagamento de prêmios. Logo após o depósito do valor, foram feitas transferências de R$ 40 milhões para uma conta em São Paulo e R$ 33 milhões para outra em Goiás. A partir daí, outras 200 transferências, de valores mais baixos, foram feitas para permitir o saque dos valores.

Nascimento foi preso no dia 22 de dezembro, após as primeiras averiguações da polícia. O delegado da PF em Araguaína, Omar Pepow, afirmou que todos os gerentes de agência da CEF podem movimentar a conta da Mega-Sena, mas o procedimento correto é que a validação do bilhete seja feita antes que o dinheiro seja colocado na conta do premiado. Nascimento, segundo ele, não fez isso. Cobrado, alegou que tinha mandado o bilhete e a documentação do ganhador pelo malote. Em seguida, como estava em férias, passou a dizer que estava em viagem pelo Ceará e verificaria o que ocorreu quando retornasse ao trabalho.

Segundo Pepow, após investigação interna, que durou seis dias, a CEF percebeu a fraude e acionou a Polícia Federal.

- Na verdade, o bilhete falso nunca apareceu. O gerente nunca mostrou. Disse que havia mandado por malote apenas para ganhar tempo - disse Pepow.O Globo

Comente

Governo do RN - 18/01/2014

Governo do estado do RN da esclarecimento sobre presídio Alcaçuz

Com relação à reportagem “A bárbarie no presídio de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte. Um novo Maranhão?”, publicada na revista Época neste sábado (18), o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) esclarece que:

1) Não procede a comparação estatística entre os sistemas carcerários do Rio Grande do Norte e o do Maranhão feita pela revista. Enquanto ao longo do ano de 2013 aconteceram 66 mortes no presídio de Pedrinhas, em todo o sistema penitenciário do Rio Grande do Norte aconteceu apenas 1 (uma) morte na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, que está há 16 (dezesseis) meses sem registar uma fuga.

2)   Enquanto o Maranhão tem uma média de 1 policial para cerca de 850 habitantes, o Rio Grande do Norte tem uma média de 1 para cerca de 350 habitantes;

3)   Não procede a informação de que houve uma “ordem política” para impedir a entrada da equipe de reportagem da revista Época no presídio de Alcaçuz. Acompanhado da assessoria de imprensa da Sejuc, o jornalista Hudson Correia, inclusive, almoçou no refeitório da referida unidade na última quinta-feira (16).

4)   Foi informado à revista Época, por meio de relatório entregue em cópia ao jornalista Hudson Correia, todas as medidas adotadas pelo Governo do Estado para melhoria do sistema prisional, principalmente a construção de dois novos presídios nos municípios de Ceará Mirim e Mossoró, (1.200 novas vagas), além do Centro de Detencão Provisória de Parelhas (80 vagas), a reforma e ampliação em curso da Penitenciária Estadual do Seridó, em Caicó (80 vagas), e a construção de um prédio em Natal, que vai gerar 300 novas vagas no regime semi-aberto. Também, em curso, estão a reforma da unidade de Pau dos Ferros e do Complexo João Chaves, em Natal (320 novas vagas).

5)   A revista deixou de registrar que, na construção da Arena das Dunas, foi determinado, pelo Governo do Estado, o emprego de mão de obra carcerária, o que resultou num reconhecimento público do Tribunal de Justiça do Estado à essa iniciativa do Executivo. Em todo o país, a construção da Arena das Dunas foi a obra, entre todas as doze arenas, que mais empregou apenados.

6)   O Estado reconhece que há problemas estruturais no seu sistema carcerário (necessita de 2 mil novas vagas, o que representam cerca de 1% do número de vagas necessárias em todo Brasil), mas ressalta que tem empregado todos os esforços junto ao Governo Federal para executar todos os projetos detalhados à reportagem da revista Época.


Comente

Vaticano - 18/01/2014

Vaticano expulsou 400 padres por denúncias de pedofilia em dois anos

ROMA - O Vaticano confirmou neste sábado que cerca de 400 padres foram excomungados por acusações de abuso infantil em apenas dois anos durante o pontificado de Bento XVI. A informação faz parte de um documento obtido pela agência de notícias Associated Press (AP) e refere-se aos anos de 2011 e 2012.

O porta-voz da Santa Sé Federico Lombardi disse inicialmente a AP feito uma leitura equivocada dos dados. Mas depois confirmou a informação.

- Em 2012, foram por volta de 100, enquanto em 2011 foram cerca de 300 - declarou Lombardi.

As últimas estatísticas revelam o número de padres que deixaram o sacerdócio em 2011 e 2012 foi mais que o dobro dos religiosos excomungados em 2008 e 2009, quando o Vaticano forneceu números pela primeira vez, revelando que 171 deixaram a Igreja.

Os números foram compilados a partir de relatórios anuais do próprio Vaticano sobre as atividades de seus diversos escritórios, incluindo a Congregação para a Doutrina da Fé, que lida com casos de abuso sexual. Embora públicos, os relatórios anuais não estão prontamente disponíveis ou vendidos fora de Roma e são normalmente encontrados em escritórios do Vaticano ou bibliotecas universitárias católicas.

O Vaticano também enviou outros 400 casos para serem julgados por um tribunal da Igreja ou para serem tratados administrativamente.

Na quinta-feira, o Comitê da ONU para os Direitos das Crianças pediu à Igreja Católica que atue fortemente contra os abusos sexuais dos quais menores de idade são vítimas, em um enorme escândalo em relação ao qual o papa Francisco, que substituiu Bento XVI este ano, expressou sua 'vergonha'.

O Globo

Comente

canibalismo - 18/01/2014

CNJ revela: Presídio no Rio Grande do Norte teve até caso de canibalismo

Um relatório do Conselho Nacional de Justiça concluído no final do ano passado revela que em outro presídio brasileiro, o de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte, há atrocidades ainda mais medievais do que as registradas no Complexo de Pedrinhas, no Maranhão, que recentemente voltou ao noticiário após a divulgação de um vídeo em que três presos eram decapitados.

A cadeia abriga um detento com graves distúrbios mentais. Conhecido como Pai Bola, Antonio Fernandes de Oliveira, de 29 anos, matou com 120 facadas, em 2009, um colega de cela que se recusou a ceder o telefone celular. Dois anos depois, decapitou outro preso e comeu seu fígado, espalhando as vísceras pelas paredes. A informação foi revelada na edição desta semana da revista Época.

Mesmo após os crimes, apenas na semana passada a Justiça recorreu ao presídio em busca de algum atestado sobre a saúde mental do assassino.

Em Alcaçuz há só oito agentes penitenciários para cuidar dos 800 internos, que não dispõem de atendimento médico e sofrem com doenças infecciosas, como a tuberculose.

Levantamento do iG mostra que pelo menos 197 presos foram assassinados nas cadeias brasileiras em 22 Estados no ano passado. Somente o Maranhão, que vive sua maior crise carcerária, foi responsável por 30% do número de assassinatos em presídios do país inteiro em 2013.

No Rio Grande do Norte, o governo admite a morte de apenas um detento em 2012.(fonte Blog BG)

Comente