mai Medicos no Brasil - 26/07/2013

Estudantes de medicina vão pressionar instituições de ensino contra adesão ao Mais Médicos

mais Medicos

Brasília – Em reunião com o presidente da Federação Nacional dos Médicos, Geraldo Ferreira, representantes de alunos de cursos de medicina de 11 estados e do Distrito Federal decidiram hoje (26) que vão pressionar as instituições de ensino em todo país para que evitem a adesão ao Programa Mais Médicos.

No último dia 8, o governo divulgou a criação do Mais Médicos. O objetivo, segundo as autoridades, é estimular que profissionais médicos atuem em regiões carentes do país. Porém, o programa permite a contratação de médicos estrangeiros sem a revalidação do diploma, e inclui dois anos a mais no curso de medicina para atuação no Sistema Único de Saúde. A proposta gerou polêmicas entre estudantes e médicos.

“Se nós [médicos brasileiros] quando vamos atuar em outros países, temos de comprovar que sabemos a língua e conhecimento em medicina, no Brasil não pode ser só chegar aqui e começar a trabalhar”, ressaltou a estudante de medicina Constance Otoni, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

De acordo com o estudante Leandro de Oliveira Trovão, a Universidade Federal do Maranhão decidiu que os professores não estarão disponíveis para tutorar médicos formados no exterior, que não tenham revalidado seu diploma. Segundo a Fenam, cinco universidades seguiram o mesmo caminho. O Ministério da Saúde informou que 41 universidades federais se inscreveram no Mais Médicos.

Comente

saude - 26/07/2013

Lewandowski confirma validade do Programa Mais Médicos

mais medicos no Brasil

O presidente em exercício do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, deu decisão provisória, no início desta noite (26), confirmando a validade da medida provisória que instituiu o programa Mais Médicos. O projeto do Executivo Federal foi questionado por meio de mandado de segurança da Associação Médica Brasileira na última quarta-feira (24).

Depois de citar números para destacar o mérito da iniciativa para suprir as deficiências na área de saúde, Lewandowski informou que o Judiciário não pode discutir o mérito de políticas públicas, “especialmente no tocante ao reexame dos critérios de sua oportunidade e conveniência”

Comente

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DIZ QUE XADREZ NÃO É ESPORTE - 26/07/2013

ATLETA DE POÇO BRANCO VENCE A ETAPA ESTADUAL DAS OLÍMPIADAS ESCOLARES EM SUA 1ª PARTICIPAÇÃO NA MODALIDADE DE XADREZ SEM APOIO DA PREFEITURA

Kyvia Dantas ao lado dos seus técnicos com a Medalha de Ouro.

Foi realizada nos dias 20 e 21 de julho/2013 na Sede Social do América FC em Natal/RN a modalidade de Xadrez dos JUVERN´S – Jogos Escolares da Juventude do RN. 

A prova classificou a enxadrista potiguar e cidadã Poçobranquense Kyvia Dantas Nogueira que venceu invicta todas as partidas e irá representar o RN como jogadora oficial da Confederação Brasileira de Xadrez na etapa nacional dos JUVERN´S 2013, conseguindo feito histórico para a sua cidade que nunca participou de olímpiadas escolares.veja o que o editor do blog Xadrez Poçobranquence edita sobre a sec de educação do municipio de Poço Branco-RN,
Lamentavelmente, por descaso e falta de apoio da Secretaria de Educação da Prefeitura da Cidade, que inclusive afirmou que xadrez não é esporte, a atleta não irá participar do PAN-AMERICANO DE XADREZ e nem do MUNDIAL. E por pouco, não participaria das OLIMPÍADAS ESCOLARES se não houvesse o apoio e a colaboração da Câmara Municipal de Poço Branco que forneceu o todo o fardamento e a alimentação dos atletas.(FONTE BLOG XADREZPOÇOBRANQUENSE.

Salão do Clube do América em Natal aonde foi realizado a competição.

Comente

TELEXFREE JA PODE SE JULGADO - 26/07/2013

TelexFREE: MPAC devolve agravo de instrumento e embargos e TJAC já pode julgar o mérito

TELEXFREE

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) devolveu ao Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), nessa sexta-feira (26), um dia antes da expiração do prazo legal, o agravo de instrumento e os embargos declaratórios interpostos pela empresa Telexfree.

A restituição dos recursos ocorreu antes da ultimação do prazo (10 dias), haja vista que os recursos foram recebidos pela Coordenadora de Defesa do Consumidor do MPAC, para emissão de parecer, no último dia 17 de julho. Assim, a data final para a devolução seria neste sábado (27) que, de acordo com as regras processuais, seria prorrogada para o primeiro dia útil subsequente, ou seja, segunda-feira (29).

Com a devolução, a 2ª Câmara Cível do TJAC já pode decidir acerca do mérito da questão.

Com informações da Ascom MPAC.

Comente

As vagas são para atividades culturais e modalidades esportivas. - 26/07/2013

Complexo Cultural de Natal abre inscrições para quase 800 vagas

O Complexo Cultural de Natal, administrado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), abre inscrições para o preenchimento de 800 vagas destinadas a novos alunos em modalidades esportivas, oficinas de mídia e tecnologia, e aulas de dança e canto. As inscrições podem ser feitas da segunda-feira (29) à sexta (2), na zona Norte da cidade.

As vagas são destinadas a crianças, jovens, adultos e idosos. Para se inscrever, basta o interessado apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de residência.

Por todo o semestre de aulas, é cobrada uma taxa de R$ 10, que deve ser paga no ato da inscrição.(fonte G1RN)

Comente

GOVERNO DO RN - 26/07/2013

Ministro Garibaldi Filho diz que Governo Rosalba vive fase “declinante”

O ministro da Previdência Garibaldi Filho não poupou críticas ao Governo Rosalba Ciarlini. Em entrevista a Marcos Dantas, ele definiu como “fase declinante” o atual momento vivido pelo Executivo estadual.

“Eu acho que o Governo Rosalba continua vivendo um momento muito difícil, uma fase que eu diria declinante. Mas ainda falta tempo, alguns acreditam que ela possa se recuperar. Eu hoje não tenho nenhuma intimidade com a máquina administrativa, a despeito do secretário Luiz Carneiro (Assistência Social) ser ligado a mim, mas eu não tenho uma visão de conjunto pra dizer. Eu acredito que ela possa se recuperar, não é fácil”, destacou.(fonte Panorama Politico)

Comente

Vítimas, de acordo com a polícia, estariam em uma casa usada para consumo de drogas. - 26/07/2013

Homem é assassinado e mulher baleada em São José de Mipibu

vitima Edson do Nascimento, de 35 anos

Um homem e uma mulher foram alvos de um atentado, no final da noite desta quinta-feira (25), na cidade de São José de Mipibu. Os dois foram baleados e Edson do Nascimento, de 35 anos, acabou morrendo no local. Já a mulher, que ainda não foi identificada, foi socorrida.

O crime aconteceu próximo à linha férrea daquela cidade, em uma casa, que, segundo a polícia, é usada por usuários de drogas. Inclusive, foram encontradas duas maricas, que são usadas para o consumo de crack.

Edson do Nascimento, mais conhecido como “Galetinho”, foi morto com cinco tiros. A mulher baleada sofreu três disparos. A Polícia Militar e a Polícia Civil estiveram no local, no entanto, não conseguiram colher informações sobre os responsáveis pelo homicídio e tentativa de homicídio.(fonte portalbo)

Comente

Tiago Luiz foi morto um dia depois de um amigo dele ter sido executado na mesma localidade. - 26/07/2013

Estudante é assassinado na frente de casa na avenida Amintas Barros

vitima Tiago Luiz do Nascimento, de 19 anos

O estudante Tiago Luiz do Nascimento, de 19 anos, foi assassinado a tiros, na noite desta quinta-feira (25), quando estava bebendo com amigos na frente da casa dele, na avenida Amintas Barros, no bairro de Dix-Sept Rosado. Na terça-feira (23), um amigo de Tiago já tinha sido executado na mesma localidade.

O assassinato de Tiago Luiz foi registrado por volta das 19h. O jovem estava na frente de casa com mais três amigos, quando um veículo Golf, de cor prata e placas não identificadas, aproximou-se deles. Testemunhas contaram que os ocupantes do carro chegaram a conversar com a vítima.

Depois disso, um dos ocupantes do veículo sacou uma arma e começou a atirar. Tiago Luiz ainda tentou correr para se livrar dos disparos, mas foi baleado. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi acionado, mas o estudante não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo ainda no local.(fonte portalbo)

vitima

Comente

Ocorrência foi registrada na madrugada desta sexta (26) na CEF da Ribeira. - 26/07/2013

Segurança de banco é socorrido a hospital de Natal com tiro na cabeça

Um vigilante que trabalha na segurança da Caixa Econômica Federal, agência localizada no bairro da Ribeira, na zona Leste de Natal, foi socorrido ao hospital na madrugada desta sexta-feira (26) após ser atingido na cabeça por um disparo de arma de fogo. A polícia não tem certeza se o vigilante foi alvo de uma tentativa de homicídio ou se ele atentou contra a própria vida.

Ainda de acordo com a PM, a ocorrência foi registrada por volta das 3h30. Uma equipe médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada e socorreu o vigilante para o Pronto-Socorro Clóvis Sarinho. A unidade não informou o estado de saúde da vítima.

Segundo o tenente Clayton Carvalho, oficial de operações do 1º Batalhão da PM, há informações de que o vigilante teria ligado para a empresa minutos antes do fato e avisado a um colega de trabalho que iria se matar. "Relataram que ele ligou para um colega e pediu que se despedisse da mãe dele. O amigo ainda tentou convencê-lo a não fazer nenhuma besteira, mas pelo visto não deu certo", contou. No entanto, a polícia não descarta a possibilidade de o segurança ter sofrido um atentado.

O caso será investigado pela 1ª Delegacia de Polícia Civil, que fica em Cidade Alta.(fonte G1RN)

Comente

repasses - 26/07/2013

Tribunais, Assembleia e MP recebem repasses de julho

Neste mês de julho, o Governo repassou R$ 86 milhões ao Tribunal de Justiça, Ministério Público, Assembleia Legislativa e Tribunal de Contas. O valor corresponde à média mensal que tem sido transferida desde o início do ano, o que sugere o repasse integral do duodécimo. De qualquer maneira, a governadora Rosalba Ciarlini vai propor aos demais Poderes que formalizem equipes com desenvoltura na área econômica para acompanharem toda a movimentação orçamentária e financeira do Estado.

A ideia é que esses profissionais permaneçam na Secretaria de Planejamento e Finanças (Seplan) para acompanharem a entrada e saída de recursos do erário. De antemão, já se sabe que o MPE já analisa a possibilidade de acompanhar mais de perto as finanças do estado. Os valores cabíveis aos Poderes tem sido, em média, de R$ 51,3 milhões/mês para o TJ/RN; enquanto que o MPE, recebe R$ 15,5 milhões/mês; a AL, R$ 17,2  milhões/mês e o TCE, R$ 4,4 milhões/mês. De acordo com informações do Portal da Transparência, do Governo do Estado, o total de recursos repassados aos quatro Poderes até este mês de julho foi de R$704.315.002,48.(fonte Panorama Politico)

Comente

TELEXFREE - 25/07/2013

TelexFREE x MP/AC: Em nova tentativa de desqualificar a empresa, MP promove artigo de consultor e aliado de empresas concorrentes

TELEXFREE

A atuação de integrantes do Ministério Público do Acre a cada dia ganha novos episódios que despertam a curiosidade sobre os reais interesses embutidos no processo que paralisou a empresa TelexFREE em todo país.

Desta vez, o MP/AC publicou no perfil oficial da instituição no Facebook um artigo escrito por um dos maiores interessados em desqualificar algumas empresas de Marketing Multinível que, de forma avassaladora, estão dominando o mercado no Brasil com planos infinitamente mais atrativos que os promovidos historicamente por jurássicas empresas concorrentes, para as quais o autor do artigo oferece treinamentos, palestras e consultoria.

Confira um dos posts retirado da página do autor do artigo, Ricardo Ribeiro, onde o mesmo tenta desqualificar a empresa BBOM e promover outras empresas supostamente parceiras: (fonte Acre Alerta)

Comente

TELEXFREE - 25/07/2013

Em decisão surpreendente, Desembargador declara incompetência do Pleno do TJAC para julgar novo recurso da TelexFREE

TELEXFREE

A nova Medida Cautelar Inominada ajuizada ontem (24) pelos Advogados da TelexFREE, Dr. Danny Fabricio e Roberto Duarte Júnior, foi novamente indeferida pelo Relator Desembargador Adair Longuini, mas desta vez, de forma surpreendente.

Na decisão de hoje, o Desembargador declarou a incompetência do Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Acre e declinou a competência para julgamento do mesmo pela Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Acre.

“A despeito do entendimento deste Relator já firmado na Cautelar de nº 0002028-83.2013.8.01.0000, decidida no dia 19 deste mês, verifico que a Requerente, desta vez, afirma tratar-se de cautelar incidental para conceder efeito suspensivo ao recurso de Agravo de Instrumento nº 0001475-36.2013.8.01.0000, em trâmite na 2ª Câmara Cível desta Corte, sob a relatoria do Des. Samoel Evangelista.

Leia trechos da decisão:

Assim, inexistindo outros recursos neste Tribunal, além do aludido Agravo de Instrumento e dos Embargos de Declaração, todos em trâmite em órgão fracionado desta Corte, falece ao Pleno do Tribunal de Justiça competência para processar e julgar a presente ação cautelar incidental.

De consequência, declarando, de ofício, a incompetência do Pleno deste Tribunal, nos termos do art. 113, do CPC, declino o julgamento da presente cautelar incidental à 2ª Câmara Cível, devendo o feito ser distribuído ao Relator do Agravo de Instrumento nº 0001475-36.2013.8.01.0000, a teor do art. 84, inc. IV, do RITJ/AC.”.

A surpreendente decisão levanta algumas dúvidas, questionamentos jurídicos e causa ainda mais confusão entre os Divulgadores, uma vez que o próprio Desembargador Longuini, enquanto membro do Pleno, já havia julgado a primeira Medida Cautelar Inominada (leia).

“Ora, porque o desembargador Adair Longuini julgou a medida cautelar e o agravo regimental anteriormente interpostos, se ele agora declinou da competência da nova medida cautelar para a segunda câmara cível do tribunal de justiça do estado do acre”, questionou um dos Divulgadores que também é funcionário do judiciário acreano e pediu para ter seu nome protegido. (fonte AcreAlerta)

Comente

protestos - 25/07/2013

Servidores do Estado fazem protesto na Feirinha de Sant’anna em Caicó

manifestação

Reduto de muitos políticos e apontado como um dos principais eventos sociais da festa de Sant’anna, a feirinha realizada hoje foi palco de protesto realizado pelo Sindicato dos Servidores da Administração Direta e Indireta do Estado.(fonte Panorama Politico)

Comente

Garibaldi não é candidato a nada - 25/07/2013

Ministro Garibaldi Filho: “não serei candidato a nada”

Ministro Garibaldi

Em Caicó, onde participa da feirinha de Sant’anna, o ministro da Previdência Garibaldi Filho disse que não será candidato no pleito de 2014. Em entrevista ao blog de Robson Pires, ele descartou qualquer intenção de disputas no próximo ano.

“Só posso dizer que não serei candidato a nada”, disse em declaração a Robson Pires.(fonte Panorama Politico)

Comente

Dilma cai popularidade - 25/07/2013

Aprovação do governo Dilma cai de 55% para 31%, diz pesquisa CNI/Ibope

Presidenta DILMA e a Governadora Rosalba

A aprovação do governo da presidenta Dilma Rousseff caiu de junho para julho, segundo pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), apresentada hoje (25). O percentual de entrevistados que avaliam o governo como ótimo ou bom caiu de 55% em junho, para 31% em julho. O grupo de pessoas que responderam ruim ou péssimo subiu de 13% para 31%, e os que consideram regular passou de 32% para 37%.

O levantamento, de julho, foi feito no período em que se intensificaram os protestos no país. Em relação à avaliação pessoal da presidenta, o número de entrevistados que aprovam diminuiu de 71% em junho, para 45% em julho. Os que desaprovam subiram de 25% em junho, para 49% este mês.

Foram feitas 7.686 entrevistas em 434 municípios, sendo que 2 mil entrevistas foram com amostragem nacional e as demais feitas em 11 estados. A margem de erro é 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Agência Brasil

Comente

Ocorrência foi registrada nesta quinta-feira, na comunidade Rio dos Índios - 25/07/2013

Ceara Mirim:Homem mata mulher a pauladas e comete suicídio

corpo da vitima

Na manhã desta quinta-feira (25), a polícia foi acionada para um crime de homicídio na cidade de Ceará-Mirim, onde um homem teria matado a companheira e, em seguida, cometido suicídio. As duas mortes aconteceram em uma casa, na comunidade conhecida como Rio dos Índios.

Informações repassadas pela polícia dão conta que o homem, identificado como Francisco das Chagas de Araújo, de 26 anos, teria matado a mulher, Maria do Livramento Silva, de 21 anos, com pauladas. Logo depois, ele tirou a própria vida, enforcando-se em uma corda amarrada a uma árvore.

O crime foi registrado por volta das 7h, quando populares acionaram os policiais militares de Ceará-Mirim. Porém, ainda de acordo com a polícia, não se sabe o que teria motivado a atitude de Francisco das Chagas. O capitão Harisson informou que somente depois que familiares dos dois forem ouvidos é que a polícia saberá alguma motivação.(fonte portalbo)

pau a arma

Comente

salarios altos - 25/07/2013

Governo do RN começa a cortar supersalários este mês

O governo do Estado vai aplicar este mês o abate-teto nos vencimentos dos 687 servidores do poder Executivo que ganham acima de R$ 25.323.50, limite permitido por lei no Rio Grande do Norte. O anúncio foi feito ontem em Caicó pela governadora Rosalba Ciarlini, ao comentar as medidas adotadas para cumprir determinação do Tribunal do Contas envolvendo os supersalários. O sistema vai funcionar assim: quem ganha acima do teto terá o valor excedente retido até decisão final da comissão especial, criada para analisar os processos administrativos. Se a decisão for favorável ao servidor, o dinheiro será devolvido, caso contrário, ele terá de procurar a Justiça.(fonte Panorama Politico)

Comente

negativo - 25/07/2013

RN ganha destaque negativo na mídia; o novo aeroporto ficará pronto, mas não há acesso por rodovias

O jornal Valor Econômico traz hoje uma extensa matéria sobre o aeroporto de São Gonçalo do Amarante onde mostra que ainda não há acessos rodoviários para o terminal.

“O primeiro aeroporto concedido à iniciativa privada no governo Dilma, em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Natal, deve estar concluído em abril de 2014. A concessionária Inframérica promete entregar tudo e iniciar as operações sete meses antes do prazo fixado no contrato, com o objetivo de aproveitar a demanda da Copa, mas existe um grande problema: a nova rodovia de acesso ao aeroporto está atrasada e sequer começou a ser construída. O acesso atual é um caminho de terra”, diz um dos trechos da reportagem assinada por Daniel Rittner.

A matéria traz ainda o presidente do conselho de administração da Inframérica, José Antunes Sobrinho, afirmando que a situação viviva é “surreal”, com um novo aeroporto em construção, mas sem acesso rodoviário.(fonte panorama Politico)

Comente

Senador em Natal - 25/07/2013

Senador Cristovam Buarque estará em Natal terça-feira

Próxima terça-feira, 30 de julho, o senador pelo Distrito Federal, Cristovam Buarque (PDT-DF) estará em Natal, a convite do Diretório Estadual do Partido Verde do RN. Ele fará palestra aberta ao público na Assembleia Legislativa, a partir das 19h30.

Para o presidente do Diretório Estadual e também senador, Paulo Davim (PV-RN), Cristovam Buarque é um dos nomes mais respeitados dentro do Senado Federal, sobretudo pela sua coerência e constância em suas ideias políticas. Costuma ser chamado pelos colegas como “o senador da Educação”, não à toa, já que foi ministro da Educação durante o Governo Lula, a partir de 2003.

“Nós do Partido Verde fazemos parte do time do senador Cristovam Buarque no que diz respeito à crença de que a educação é um dos caminhos que precisam realmente ser trilhados para a construção de um país mais justo e igualitário. Tenho certeza de que será um grande momento para aqueles quiserem ouvir suas ideias”, disse Davim.(fonte Panorama Politico)

Comente

desoculpação - 25/07/2013

PM é notificada para fazer a desocupação da Prefeitura do Natal

A Polícia Militar foi notificada às 8h30 desta quinta-feira (25) sobre a decisão judicial que determina a desocupação do prédio da Prefeitura do Natal, na Cidade Alta. A confirmação ocorreu através do setor de Relações Públicas da entidade. A expectativa é que a determinação seja cumpria ainda nesta manhã.

Ontem (24), uma liminar de reintegração de posse foi acatada pelo juiz Geraldo Antônio da Mota, da 3ª Vara da Fazenda Pública. O pedido foi feito pelo procurador-geral do município, Carlos Castim. Na decisão, o juiz determinou que a PM tivesse cautela no cumprimento da ordem e solicitou que o comandante da PM, coronel Araújo Silva, estivesse no momento da ação para desocupação do prédio.(fonte tn online)

Comente