Aplicativo "m-IRPF" será disponibilizado pela secretaria da Receita Federal do Brasil para uso em tablets e smartphones - 01/04/2013

Declarações do Imposto de Renda poderão ser enviadas por dispositivos móveis

s contribuintes que ainda não enviaram a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) vão contar com mais uma alternativa para ficar em dia com o Fisco. A partir desta segunda-feira (1º), a Receita Federal aprovou o aplicativo que permite o envio do documento por meio de dispositivos móveis conectados à internet, para o exercício de 2013, ano-base 2012. 

O aplicativo, m-IRPF, será disponibilizado pela secretaria da Receita Federal do Brasil para uso em tablets e smartphones que utilizem os sistemas operacionais IOS e Android, para uso de pessoas físicas residentes no Brasil. A autorização para apresentação do documento via dispositivos móveis faz parte da Instrução Normativa nº 1.399, publicada hoje no Diário Oficial da União.

A alternativa para aplicativos móveis é restrita para contribuintes que tenham auferido rendimentos tributáveis recebidos de pessoa física do país ou do exterior, com exigibilidade suspensa, ganho de capital com ações, sujeito a tributação exclusiva, entre outros. Além de pessoas físicas com rendimentos isentos e não tributáveis.

Segundo, o secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, as limitações no envio por dispositivo móveis devem diminuir nos próximos anos. “Vai haver limitações para esse primeiro momento do lançamento. O objetivo é alcançar contribuintes com declarações mais simples, mas vamos ampliar as possibilidades para o próximo ano”, disse.

O gerente do projeto mobilidade da Receita Federal, José Carlos Fonseca, destacou ainda que, por ser tratar de “um caminho novo, não seria prudente começar com algo tão complexo”. Mesmo com as restrições, a expectativa do Fisco é de que 5 milhões de usuários estejam aptos a utilizar o novo método este ano. Para a Receita Federal, o m-IRPF é um projeto tecnológico pioneiro por aliar conceitos de mobilidade com armazenamento em nuvem (armazenamento remoto pela internet).

A apresentação da declaração é obrigatória para quem obteve, em qualquer mês, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito a incidência do imposto, fez operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas ou obteve receita bruta com atividade rural superior a R$ 122.783,25.

Quem tinha, até 31 de dezembro de 2012, posse de bens ou propriedades, inclusive terra nua, com valor superior a R$ 300 mil, também está obrigado a declarar. O prazo limite para entrega das declarações se encerra às 23h59min59s do dia 30 de abril. Neste ano, o Fisco espera receber mais de 26 milhões de declarações, frente aos 25.244.122 formulários recebidos no ano passado. Até o momento, cerca de 5,7 milhões de contribuintes enviaram a declaração do Imposto de Renda ( Com informações da Agência Brasil)

Comente

arrobambamento - 01/04/2013

Areia Preta:Quadrilha amarra vigilantes e arromba caixa eletrônico em shopping de artesanato

shopping de artesanato mãos de arte em Areia Preta

Quatro homens armados entraram no shopping de artesanato Mãos de Arte, na praia de Areia Preta, e promoveram um arrombamento de caixa eletrônico, na madrugada desta segunda-feira (1º). Para isso, no entanto, eles tiveram que amarrar os dois vigilantes que estavam no local e um deles teve o braço fraturado.

As informações foram confirmadas pelo subtenente Itamar Feliz, da Companhia de Policiamento de Turismo (Ciptur). Ele explicou que os bandidos chegaram por volta das 2h30, entraram sem precisar arrombar um portão, surpreenderam os vigilantes e foram até os caixas.

“As pessoas que fizeram isso conhecem muito bem a estrutura do shopping e até mesmo tinha as chaves”, destaca o oficial da PM. A quadrilha chegou a ser agressiva com os dois vigilantes, tanto que um deles teve fratura em um dos braços, devido às agressões.

Os bandidos usaram maçarico e conseguiram abrir um buraco em um caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal. A quantia levada, porém, ainda não foi divulgada. Ainda de acordo com o subtenente Itamar, o provável líder da quadrilha tinha sotaque de carioca, de acordo com informações das testemunhas.(fonte portal bo)

Comente

Quatro veículos ficaram inutilizados em Brejo do Cruz. Prefeitura acredita que fogo foi intencional. - 01/04/2013

Ônibus escolares e caminhões são destruídos em incêndio na PB

ONIBUS TOTALMENTE DESTRUIDOS

Dois ônibus escolares e dois caminhões coletores de lixo foram destruídos em um incêndio no último domingo (31) em Brejo do Cruz, no Sertão paraibano. De acordo com a Polícia Militar, bombeiros de Sousa e de Caicó, no Rio Grande do Norte, contiveram o fogo em uma garagem, evitando a perda de outros 20 veículos pertencentes à Prefeitura do município.

A Prefeitura de Brejo do Cruz acredita que o incêndio  foi criminoso, mas segundo os bombeiros, ainda não é possível determinar se a causa do fogo foi acidental ou não. Uma perícia do Corpo de Bombeiros de Sousa foi realizada na manhã desta segunda-feira (1º) no local e o laudo pericial deve ser concluído em um prazo de 10 a 30 dias. Um caminhão e dois ônibus que não estavam no local vão dar continuidade à prestação dos serviços de transporte de estudantes e coleta de lixo.

O incêndio teve início à 1h30, quando moradores acionaram a PM de Brejo do Cruz. “Nossa equipe foi até a garagem, que fica em uma antiga usina desativada. Os bombeiros de Caicó chegaram mais rápido porque ficam a apenas 40km de distância daqui, conseguiram conter o incêndio auxiliados pelo efetivo de Sousa, mas os veículos já estavam destruídos. Havia mais 20 veículos na garagem, no pátio estavam apenas esses quatro”, contou o soldado Magno.

Segundo Edna Lima, secretária da prefeita Ana Maria Dutra, os dois ônibus escolares realizavam transporte de alunos da zona rural para as escolas na zona urbana do município. Os caminhões caçamba destruídos faziam coleta de lixo. Os dois serviços agora devem ficar prejudicados. Os 20 veículos que foram preservados atendem a outros serviços da prefeitura.

“Acreditamos que foi intencional. Sobrou agora apenas um caminhão para toda a coleta de lixo da cidade e dois ônibus para o transporte dos estudantes, que não estavam na garagem no momento. O trabalho vai ficar muito prejudicado, mas vamos batalhar para dar conta e conseguir viabilizar novos veículos”, informou.(fonte G1RN)

OS ÕNIBUS AINDA EM CHAMAS

Comente

Evento acontece dias 2 e 3 de abril no município - 01/04/2013

Angicos:Programação celebra 50 anos do método Paulo Freire

Parte da programação acontece na Escola Estadual José Rufino (Foto: Fernanda Zauli/G1)

O ano de 2013 marca os 50 anos da experiência de educação de jovens e adultos, desenvolvida pelo educador pernambucano Paulo Freire, patrono da educação brasileira, no município de Angicos, município a 170 quilômetros de Natal. Para marcar a data, a secretaria de Educação do Rio Grande do Norte, em conjunto com a comissão do Projeto Paulo Freire 50 anos, programaram conferências e apresentações culturais nos dias 2 e 3 de abril.A programação prevê ainda o lançamento da Revista de Informação do Semiárido (RISA) – Edição Especial Angicos 50 depois do trabalho pioneiro de Paulo Freire nas '40 Horas', e a entrega do título de cidadão angicano aos ex-coordenadores dos Círculos de Cultura.

Confira a programação completa:

2 de abril

14h30 - Auditório Central do Campus de Angicos
- Apresentação cultural: cordelista Hailton Mangabeira.
- Abertura Oficial.
- Assinatura da Ordem de Serviço para construção do Memorial Paulo Freire: Museu e Centro de Formação pelo Magnífico Reitor da Ufersa.
- Lançamento do Pacto Paulo Freire pela Educação de Jovens e Adultos pela Secretária de Educação do Estado do RN, Prof.ª Betania Leite Ramalho e instituições parceiras.

16h30 - Conferência com Dr. Marcos José de Castro Guerra (ex-Coordenador de Círculo de Cultura): As 40 horas de Angicos: vítimas da Guerra Fria?

19h - Escola Estadual José Rufino
- Apresentação Cultural: Atração musical regional e apresentação da peça “Paulo Freire” (Alunos de escolas públicas estaduais. Direção do Prof. Cláudio Cavalcante).
- Exibição do filme as “40 Horas de Angicos” e Documentário produzido pelo Núcleo de Referência da História e Memória da EJA (NUHMEJA) da UFRN com entrevistas a ex-alfabetizandos.
- Círculo de Cultura.

3 de abril

Local: Auditório Central do Campus de Angicos

8h às 8h30 - Lançamento da Revista de Informação do Semiárido (Risa) – Edição Especial Angicos 50 depois do trabalho pioneiro de Paulo Freire nas “40 Horas”).

8h30 às 10h20 - Mesa Redonda: As 40 Horas de Angicos, Paulo Freire e sua influência nas práticas de Educação de Adultos no Brasil e em Portugal.
Composição da Mesa: Prof. Dr. Moacir Gadotti (Instituto Paulo Freire/Brasil) e Joaquim Alcoforado (Universidade de Coimbra/Portugal); mediação: Prof.ª Rita Diana de Freitas Gurgel.

10h20 - Intervalo

10h40 às 13h00 - Círculo de Cultura: Relatos das experiências dos ex-Coordenadores dos Círculos de Cultura e ex-Educandos das 40 Horas.
15h - Auditório Central do Campus de Angicos.

Concessão de Título de Cidadão Angicano aos ex-Coordenadores dos Círculos de Cultura e homenagens póstumas pela Câmara Municipal de Angicos.(fonte G1RN)

Comente

PRF - 01/04/2013

Número de acidentes cresce 14% no RN durante feriado, diz PRF

PRF-RN

Polícia Rodoviária Federal do Rio Grande do Norte registrou  62 acidentes, com 35 feridos e 4 mortos, nas vias federais que cortam o estado, durante a Operação Semana Santa, realizada de 28 a 31 de março. A PRF ainda apreendeu 200 gramas de maconha, 3 gramas de cocaína, 9 comprimidos de extasy, 30 sementes de maconha e dois frascos de lança-perfume. As informações constam no balanço divulgado na manhã desta segunda-feira (1º).

De acordo com a PRF, na semana santa de 2012 foram registrados 54 acidentes, o que representa um aumento de 14,8 % em 2013. Na tentativa de reduzir os acidentes nas rodovias, segundo a PRF, foram aplicados 541 testes de bafômetro, retirando-se de circulação 40 condutores que dirigiam sob efeito de álcool, e 21 deles foram presos pelo crime de embriaguez ao volante. “Foram fiscalizados 3.911 veículos ao longo dos 1.600 quilômetros de rodovias federais”, informa a nota da PRF.

A PRF informou ainda que dos quatro acidentes com vítimas fatais, três envolveram veículos de duas rodas. Na sexta-feira (29) uma pessoa foi atropelada na BR-226, nas proximidades do município de Jucurutu; no sábado (30) uma colisão vitimou um ciclista na BR-101, em São José de Mipibu. Já no domingo (31) foram registrados dois óbitos na BR-405, sendo um em São Francisco do Oeste e outro em Mossoró.(fonte G1RN)

Comente

sargento é suspeito de estupro - 31/03/2013

Sargento da PM é preso suspeito de estuprar uma jovem na Grande Natal

Um sargento da Polícia Militar, com 21 anos de carreira, foi preso na madrugada deste sábado (30) suspeito de estuprar uma jovem de 30 anos no município de Macaíba, na Grande Natal. Segundo o delegado Pedro Paulo Falcão, um dos titulares da Plantão Zona Sul, o policial nega o crime, mas admite ter mantido relações sexuais com a vítima e afirma ter pago a ela R$ 50. De acordo com o comandante geral da corporação, coronel Francisco Araújo Silva, o sargento é lotado na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, é casado e tem filhos.

Em depoimento, a jovem afirma que o crime aconteceu ainda na noite da sexta. Ela disse que estava caminhando pela rua Getúlio Vargas, no bairro Monte Castelo, em Parnamirim, quando o sargento se aproximou em um Gol de cor prata. De arma em punho, ele a obrigou a entrar no carro, seguindo com o veículo para Macaíba. Durante o trajeto, ainda de acordo com os relatos da vítima, o policial a forçou a fazer sexo oral. Em determinado momento, no acostamento da BR-304, ela acrescentou que o PM parou o automóvel e a estuprou ali mesmo, na beira da pista.

Após ter sido abusada sexualmente, a jovem contou que o policial a levou de volta para Parnamirim, a deixando em um posto de combustíveis na marginal da BR-101. O delegado revelou que a mulher conseguiu memorizar a placa do carro e chamou a polícia. Ela foi socorrida ao hospital e outra guarnição seguiu em diligências para localizar o suspeito.

O Gol prata, pertencente ao sargento, foi encontrado no bairro Bela Vista, também em Parnamirim, onde o sargento reside. Em casa, ele recebeu voz de prisão e foi conduzido para a Delegacia de Plantão Zona Sul, em Natal, onde a vítima reconheceu o sargento.

Segundo o delegado, o sargento negou ter estuprado a moça, mas admitiu ter tido relações sexuais com ela, pagando R$ 50 por um suposto programa. Contudo, diante das acusações e reconhecimento por parte da vítima, o policial foi autuado em flagrante por estupro e conduzido para o quartel do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), onde permanece preso e à disposição da Justiça.

"Só temos a lamentar. Ele responderá criminalmente pelo estupro e administrativamente pelo desvio de conduta", acrescentou o coronel Araújo.(fonte G1RN)

Comente

Partido ameaça embarcar no projeto presidencial do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), caso não seja ouvido - 31/03/2013

Dilma aponta favorito para ministério, contraria bancada do PR e divide sigla

Presidenta Dilma

BRASÍLIA - A negociação de Dilma Rousseff com o PR para a escolha do novo ministro dos Transportes provocou um racha no partido aliado. A preferência da presidente pelo ex-senador baiano e hoje vice-presidente do Banco do Brasil César Borges contraria os deputados federais, que não se dizem representados por ele, apesar de compartilharem a legenda. A bancada ameaça até embarcar no projeto presidencial do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), caso não seja ouvida.

Em público, o presidente do PR, senador Alfredo Nascimento (AM), nega já ter tratado de indicações com Dilma. Mesmo assim, diz apoiar a sondagem feita pelo governo para emplacar Borges no cargo. “É um excelente nome”, disse ele ao Estado.

Desde a “faxina” administrativa que derrubou o próprio Nascimento do cargo em 2011 os parlamentares do PR estão em pé de guerra com a cúpula do partido.

Parte se sente traída por Nascimento e diz preferir a manutenção do ministro Paulo Sérgio Passos a deixar o cargo com Borges. Passos é filiado ao PR, mas, para os que mandam no partido, ocupa o Ministério dos Transportes “na cota pessoal” de Dilma – ele não tem ligação direta com os integrantes mais “orgânicos” da sigla.

O argumento dos deputados do PR é um só: já que a liderança não será política, que seja técnica.

Nas últimas semanas, o governo vem cozinhando em banho-maria a escolha para os Transportes. A demora do anúncio levou o líder do partido na Câmara, Anthony Garotinho (RJ), a dizer que “o PR está muito magoado com a presidente Dilma”.(fonte o Estadão)

Comente

Programa premiado também serve para a realização de audiências por videoconferência, que já superam em número as presenciais - 31/03/2013

Metade dos detentos federais recebe visitas virtuais de parentes e amigos

Metade dos presos das penitenciárias federais faz visitas virtuais, conforme levantamento do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Parceria entre o Depen e a Defensoria Pública da União (DPU), a iniciativa permite que detidos nas quatro cadeias federais tenham contato com parentes, cônjuges e amigos, mesmo que a distância, numa tentativa de manter vínculos afetivos e facilitar a ressocialização.O projeto também serve para a realização de audiências judiciais por videoconferência, que já superam em número as audiências presenciais. Em 2012, 232 presos de um total de 446 (52%) realizaram um total de 870 visitas, mobilizando 2.215 familiares. A maior parte dos contatos ocorre em Campo Grande e Porto Velho. Estão recolhidos em estabelecimentos federais de segurança máxima presos de alta periculosidade para a segurança pública.

Comente

Bacharel em direito poderá atuar contra o PM - 31/03/2013

Irmã de advogada morta em motel no RN torna-se assistente de acusação

Corpo de advogada Vanessa Ricarda foi velado e enterrado em Parelhas (Foto: Anderson Barbosa/G1)

A bacharel em direito Verbena Rúbia de Medeiros, uma das irmãs da advogada Vanessa Ricarda de Medeiros, de 37 anos – morta a pauladas dentro de um motel na cidade de Santo Antônio, a pouco mais de 70 quilômetros de Natal – teve pedido acatado e publicado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte neste sábado (30) e poderá atuar como assistente de acusação contra o soldado da PM Gleyson Alex de Araújo Galvão.

O policial está preso no quartel do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), em Natal. Ele foi detido na madrugada de 14 de fevereiro, dia em que aconteceu o crime, ainda dentro do motel. Ele é acusado de homicídio qualificado por motivo fútil, impossibilidade de a vítima se defender e traição (pois o juiz entendeu que o réu se aproveitou do fato de ser ex-namorado da vítima para atraí-la e matá-la).

No depoimento que prestou à polícia, Gleyson não nega ter assassinado a ex-namorada, mas diz que não se lembra de como a matou. Segundo ele, Vanessa teria ficado enfurecida com uma ligação que ele havia recebido e tentado agredi-lo. Em razão disso, os dois, “entraram em vias de fato e, durante essa contenda caíram ambos, não lembrando o que ocorreu depois disso”.

Ainda segundo o depoimento, Gleyson afirma ter passado boa parte do dia anterior à morte da advogada bebendo com ela e que, a briga, teria sido iniciada porque ele havia se recusado a revelar o nome da pessoa que havia ligado para o celular dele. Também consta no relato do PM que ele “não sabe como aquele pedaço de madeira foi aparecer no interior daquele quarto”, acrescentando “que só depois da prisão começou a entender onde se encontrava, mas que os policiais de serviço não deixaram mais que ele entrasse no quarto”.(fonte G1RN)

Comente

assassinato - 31/03/2013

Tráfico de drogas faz mais uma vítima na zona Norte de Natal, diz polícia

O tráfico de drogas fez mais uma vítima na zona Norte de Natal, segundo informou a Polícia Militar do Rio Grande do Norte. Um jovem, cujo nome e idade ainda são desconhecidos, foi assassinado a tiros no início da madrugada deste domingo (31). O cirme aconteceu nas proximidades da Av. João Medeiros Filho, uma das mais movimentadas da região.

Ainda de acordo com a PM, os suspeitos são dois homens que se aproximaram numa motocicleta de cor preta, surpreenderam o rapaz, efetuaram os disparos e fugiram logo em seguida. A vítima caminhava no meio da rua e não teve condições de esboçar qualquer reação. “O acerto de contas é a causa mais provável do homicídio”, disse o tenente Rafael Avelino, oficial de serviço do 4º Batalhão.

A polícia ainda realizou diligências em busca dos suspeitos, mas até o momento ninguém foi preso. O corpo do rapaz foi levado para perícia no Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep), no bairro da Ribeira.(fonteG1RN)

Comente

Hospital Walfredo Gurgel - 31/03/2013

40 anos do HWG: O pulso ainda pulsa!

O tomógrafo de 16 canais e imagens em três dimensões é um dos equipamentos de alta tecnologia do

O jovem senhor completa hoje 40 anos de atividades. Pelo tempo de serviço, já estaria aposentado. Não fossem os pulsos que mantém seus batimentos cardíacos numa nem sempre compassada sintonia, o Hospital Walfredo Gurgel, que é o maior complexo hospitalar do estado, já teria ido a óbito diante de tantas crises enfrentadas ao longo de quatro décadas de (sobre)vida. As mesmas histórias de 1973, ano do início das suas atividades, se repetiram nas décadas seguintes e são tão comuns atualmente, que o Hospital Walfredo Gurgel não é reconhecido pelas milhares de vidas que ali se salvaram ao longo de tanto tempo.E sim, pelas recorrentes crises de abastecimento, falta de profissionais, corredores que se assemelham às enfermarias coletivas dos campos de guerra e pacientes à espera de atendimento. Muitos não lembram, porém, que é dali que saem vidas salvas, mesmo diante de tantos desafios.

De 1973 a 2013, o fluxo de pacientes aumentou numa proporção inversa a dos investimentos em ampliação. Somente uma grande obra, a construção do Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, concluída no início de 2001, foi realizada até hoje. O que serviria como uma “ponte de safena” para a obstruída artéria aorta da rede pública estadual de Saúde, quatro meses após sua fundação já apresentava os mesmos problemas de superlotação do seu vizinho adulto.

(fonte TN online)

Comente

Ideia do projeto é compensar as reduções dos repasses do FPM - 30/03/2013

Projeto obriga União a prestar auxílio financeiro permanente a municípios

A Câmara analisa o projeto de lei da deputada Sandra Rosado (PSB-RN) que estabelece que a União prestará auxílio financeiro permanente aos municípios. Pelo texto, esse auxílio será correspondente à variação nominal negativa das respectivas cotas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), acumulada em cada trimestre, em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. As informações são da Agência Câmara.

A ideia do projeto é compensar as reduções dos repasses do FPM provocadas pela queda da atividade econômica e seus efeitos sobre a arrecadação dos impostos federais que servem de base para a formação do fundo.

O valor do auxílio financeiro de cada município será calculado pelo Tribunal de Contas da União e será entregue em parcela única até o 15º dia útil do mês seguinte ao término do trimestre.

MP
A autora lembra que, em 2009, o governo editou medida provisória - convertida em lei- para que a União prestasse auxílio financeiro emergencial aos municípios, por causa da crise econômica.
Sandra Rosado ressalta, porém, que crises dessa natureza afetam de tempos em tempos a economia brasileira.

"A melhor resposta para problemas dessa ordem é a criação de um mecanismo permanente, previsível e seguro de compensação financeira para os municípios", argumenta. "São os municípios os mais expostos aos efeitos das crises econômicas", completa.

A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.(fonte NJ)

Comente

ELEIÇÕES EM 2013 - 30/03/2013

Serra do Mel e Caiçara do Rio Ventos terão eleições suplementares dia 7 de abril

TRE-RN

A eleição municipal ainda não acabou em dois municípios do Rio Grande do Norte. No Brasil, são 31 cidades tiveram a escolha do prefeito adiada para este ano. A maioria tem relação com a lei da Ficha Limpa, em vigor desde o pleito do ano passado. Em solo potiguar, os eleitores das cidades de Caiçara de Rio dos Ventos e Serra do Mel escolherão seus governantes dia 7 de abril. Por enquanto, ambos são dirigidos pelos presidentes das respectivas Câmaras Municipais.

Como uma ‘segunda chance’ ninguém gosta de perder, o clima nas duas cidades está acirrado. Em Serra do Mel, o ex-presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura, Manoel Cândido (PT), venceu as eleições em outubro do ano passado, mas teve o registro impugnado pela Justiça Eleitoral. Na eleição anterior, em 2010, ele concorreu ao mandato de deputado federal mas entregou a prestação de conta fora do prazo. “A Justiça entendeu que prestar conta fora do prazo é pior do que tudo. Pior até do que quem prestou conta, mas não foi aprovado”, comentou.gora, em Serra do Mel, a disputa será entre a dona de casa Francisca Rodrigues Costa, esposa de Manoel Cândido, e o ex-presidente da Câmara Municipal de Serra do Mel e atual prefeito, Fábio Bezerra de Oliveira, que vem a ser filho da candidata derrotada por Manoel Cândido em outubro do ano passado, conhecida na cidade como Irmã Lúcia. Na coligação de Francisca Rodrigues da Costa estão o PT, PTB e PC do B. A vice é Maria da Conceição Pinheiro Melo. A chapa concorrente, encabeçada por Fábio e que tem Erivaneide Zacarias da Costa Sobral como vice reúne o PMDB, PP e PR.

Ao todo, 9.067 eleitores estão aptos a participar do pleito na próxima semana em Serra do Mel. Segundo o último censo do IBGE, de 2010, o município possui 10.287 habitantes. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, dona Francisca estima gastar R$ 200 mil na campanha eleitoral suplementar. Já o concorrente Fábio de Oliveira prevê o dobro de gastos com R$ 400 mil de investimento. Os dois divulgaram patrimônios semelhantes. Enquanto dona Francisca acumula R$ 210 mil em bens, Fabinho contabiliza R$ 225 mil em patrimônio.

Se em Serra do Mel as famílias trocam os papeis por imposição da Justiça e deixam a disputa exasperada, em Caiçara do Rio dos Ventos a situação não é diferente. Lá, o candidato vencedor da eleição de outubro também teve o registro impugnado. Felipe Muller ganhou, mas não levou. Ele obteve 1.688 votos, mais de 50% do total, mas como o pai de Felipe já vinha de dois mandatos como prefeito, a legislação eleitoral impede a continuidade de integrante de uma mesma família no mandato seguinte. Elói Müller, pai de Felipe, exerceu o cargo de prefeito do município de 2004 a 2008, renunciando ao mandato em outubro de 2009. Os candidatos terão peso extra de fora. O empresário Arnaldo Aciole de Lima, candidato a vice na chapa derrotada de outubro passado, é o cabeça da chapa do PMDB. Com a vice Tereza Cristina Andrade a tiracolo de vice, Arnaldo conta com o apoio do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, do ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, e do deputado estadual Gustavo Fernandes. Os três têm participado ativamente da campanha do candidato indo a comícios e caminhadas. Do outro lado, apostando na força do vice-governador Robinson Faria e do próprio ex-prefeito Eloy Muller, a situação lançou a fisioterapeuta Ceiça Lisboa e Láercio Confessor para vencer a parada. Os investimentos para a campanha são bem distintos entre as duas candidaturas. Enquanto Aciole estima o custo em R$ 200 mil, Ceiça prevê gastos de meio milhão de reais. O patrimônio declarado da candidata do DEM também é um pouco maior que o do concorrente do PMDB. Ceiça divulgou R$ 421 mil em bens. Já o candidato Aciole afirmou possuir R$ 321.950 de patrimônio. O clima em Caiçara do Rio dos Ventos é de insegurança. No município, 3.456 pessoas estão aptas a votar.(fonte novo jornal)

Comente

BRICADEIRA TERMINA EN TRAGÉDIA - 30/03/2013

Afonso Bezerra:Brincadeira de criança acaba em tragédia

Um menino de cinco anos morreu depois de brincadeira em poço no município de Afonso Bezerra, a 168 quilômetros de Natal, nesta sexta-feira (30). Segundo a família, a criança chegou em casa suja de lama e depois começou a passar mal. A caminho do hospital teve uma parada cardíaca e morreu.

"A gente estava indo para Mossoró, mas ele piorou e nós seguimos para Assu. Quando chegou lá ele tava morto. O médico disse que ele engoliu muita lama e não resistiu", disse Jandeane, tia do garoto.

De acordo com a Polícia Militar, a criança estava brincando com outras duas, que disseram estar brincando em um poço com bastante lama. "Foi um acidente. Uma brincadeira que acabaou em tragédia. É sempre bom ficarmos atentos, tem brincadeiras que não acabam bem", frisou o major Assis Santos, do Batalhão da PM de Assu.(fonte G1RN)

Comente

homicídios - 30/03/2013

Feriado já teve sete homicídios na Grande Natal

Oito mortes, sendo uma de causas suspeitas, já foram registradas neste feriado prolongado segundo dados da Polícia Militar. O corpo da dona de casa Maria Aparecida Freire, 30, foi encontrado ontem (29) no loteamento São José, antiga pedreira, em Macaíba. De acordo com informações repassadas por amigos e familiares que estavam no local, ela foi seguida na semana passada por um homem de motocicleta e capacete, ainda não identificado. Maria Aparecida foi vista pela ultima vez por volta das 10h da quinta-feira, 28, saindo de casa sozinha. Outras informações dão conta de que ela era mãe de Romualdo, o "Boy Grafith", acusado de homicídio e de tocar fogo no cadáver. As informações colhidas apontam para ameaças que a vítima vinha sofrendo, possivelmente dos familiares da pessoa assassinada pelo filho. O local onde o corpo foi encontrado é um matagal de difícil acesso e aonde o corpo da vítima assassinada pelo seu filho, foi encontrado.N a madrugada deste sábado, o estudante Alexandre Miranda Sobrinho, 21, foi assassinado no bairro de Regomoleiro, São Gonçalo do Amarante. De acordo com informações passadas pela família, um carro passou pelo jovem, que estava acompanhado da namorada, fez a volta e abordou o casal. O suposto assaltante pediu o celular, viu que o aparelho não era de boa qualidade e disparou seis vezes contra a vítima, que morreu no local. Segundo testemunhas Alexandre Miranda Sobrinho vendia drogas na região.

Um guardador de carro foi assassinado na manhã de sexta-feira pela companheira no bairro de Petrópolis. Segundo informações apuradas pela Polícia Militar ela sofria constantes ameaças de morte por parte do companheiro. Ambos eram usuários de drogas e ela fazia programas para sustentar o vício do casal. Na manhã do crime, ele teria feito mais uma ameaça, dessa vez de porte de uma faca. A mulher, que também atua como flanelinha pegou a arma e perfurou o peito do companheiro, que morreu em seguida.(TN online)

Comente

o peixe da semana santa - 29/03/2013

Poço Branco:Vereadora Suelia entrega peixe para o povo

VEREADORA SUELIA POÇO BRANCO-RN

A vereadora Suelia entregou peixe para o povo nesta quinta feira santa dia 28 a entrega foi feita na cidade e nos distritos como contador pouza samambaia baixos e demais, ela e seu esposo Sergio falou que  ja virou tradição que ele e a sua esposa a vereadora Suelia entregaram mais de mil quilos de peixes tipo cavalinha para o povo de Poço Branco e demais distritos. 

Comente

assassinato - 29/03/2013

Mulher é encontrada morta na Grande Natal

Maria Aparecida Freire, de 37 anos, foi encontrada morta em um matagal em Macaíba, na Grande Natal, nesta sexta-feira (29). Segundo a polícia, a mulher era pedinte e foi morta com um tiro na nuca. A família da vítima esteve no local e teme que o assassinato tenha sido um acerto de contas.

“O filho dela, meu neto, foi preso por suspeita de envolvimento um homicídio. A gente teme que ela tenha sido morta por vingança. Não sei. Minha filha era uma pessoa de bem, sem inimigos e sem contato com drogas”, revelou Francisca Paula dos Santos, mãe de Maria Aparecida.

Segundo a polícia, a vítima estava com cortes no pescoço, provavelmente feitos com golpes de faca, e uma marca de tiro na nuca.“O corpo apresenta muitas marcas de violência, o que pode indicar um acerto de contas”, disse o policial militar Henrique Eduardo com 11º Batalhão.(g1rn)

Comente

Procurador pede o leilão de todas as propriedades da antiga Usina São Francisco - 29/03/2013

Ceara Mirim:Fisco exige o leilão da usina de Geraldo Melo

Usina São Francisco

A Companhia Açucareira Vale do Ceará-Mirim, que moveu por vários anos a economia da “cidade dos verdes canaviais”, caminha para o fim. Pelo menos esse é o desejo da Procuradoria da Fazenda Nacional. Um parecer entregue pelo órgão ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) requisitou o leilão de toda propriedade onde funcionava a usina São Francisco para o pagamento de dívidas com a Fazenda Nacional que alcançam os R$ 146 milhões.

O pedido foi acatado pelo desembargador federal Francisco Wildo Lacerda Dantas há pouco mais de dez dias e marca o leilão, previamente, para o próximo mês. No entanto, apesar da decisão judicial, o caminho até o Vale do Ceará-Mirim para o leilão da propriedade, que conta com oito fazendas, ainda se apresenta longo o bastante para não se ter a certeza de quando o processo de execução fiscal, iniciado em 1990, será finalizado.

Comente

mais um caixa arrombado em Natal - 29/03/2013

Caixa eletrônico é arrombado dentro de supermercado em Natal

O caixa eletrônico do supermercado Bompreço, localizado em Lagoa Seca, bairro da zona Leste de Natal, foi arrombado na madrugada desta sexta-feira. De acordo com a Polícia Militar, o primeiro funcionário que chegou ao supermercado percebeu que o caixa eletrônico estava violado e acionou a polícia.

De acordo com o oficial de plantão do 1º Batalhão da PM, quatro homens entraram no supermercado após arrombar um portão na lateral do estabelecimento. Em seguida, arrombaram o caixa eletrônico usando um maçarico. Ainda segundo o oficial, os bandidos levaram todo o dinheiro do caixa eletrônico, mas a quantia roubada não foi informada à PM.(fonte G1RN)

Comente

Presidente do STF - 29/03/2013

Presidente do STF diz que não admite ‘flexibilizar lei’

Presidente do STF

Rio de Janeiro (AE) - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, deixou claro que não pretende atender pedidos de advogados dos condenados no processo do mensalão que, na prática, podem atrasar o cumprimento das sentenças. “Tem havido pedidos no sentido de flexibilizar a lei penal. Mas todos me conhecem e sabem que eu não sou de flexibilizar a lei em nenhum sentido. Todas as decisões que tomei até agora foram no sentido de aplicar a lei”, declarou o ministro em entrevista na noite de quarta-feira (27). Relator do processo do mensalão, o presidente do STF esteve no Rio para receber o prêmio Faz Diferença, na categoria “Personalidade do ano”, concedido pelo jornal O Globo. Na terça-feira passada (26), o ministro negou pedidos de dois condenados, o ex-ministro José Dirceu e o empresário Ramon Hollerbach, ex-sócio do publicitário Marcos Valério, também condenado. Dirceu pedia a divulgação dos votos dos ministros no processo antes da publicação do acórdão, prevista para a próxima segunda-feira (1º). Hollerbach solicitou a ampliação do prazo para recursos de cinco para trinta dias depois da publicação do acórdão. No mesmo dia, um grupo de 15 advogados de condenados protocolou no Supremo pedido de ampliação do prazo de recursos de cinco para vinte dias. “Já decidi contrariamente”, afirmou Babosa, referindo-se ao pedido de Ramon Hollerbach e indicando que seguirá a mesma linha e manterá o prazo legal de cinco dias.(fonte TN online)

Comente