Eleições 2014 - 21/03/2014

Wilma de Faria embarca hoje para conversar sobre o pleito 2014 com Eduardo Campos

A vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, embarca hoje para Salvador. Na capital baiana, ela participará de um evento promovido pelo PSB.

Mas o principal objetivo de Wilma de Faria em Salvador é mesmo conversar com Eduardo Campos, presidente nacional do PSB, sobre o pleito potiguar. A tendência é que ela comunique a decisão de disputar o cargo de senadora da República, mas ente os wilmistas muitos apostam que ela ainda poderá entrar na disputa para o Governo.Panorama Politico.

Comente

operação carro pipa - 21/03/2014

Convênio de carro-pipa é suspenso em 23 municípios

O Governo do Estado, por meio da Defesa Civil, suspendeu a Operação Carro-Pipa em 23 municípios do Rio Grande do Norte. Com o fim dos recursos destinados pelo Governo Federal – cerca de R$ 3,6 milhões – o convênio foi suspenso no último dia 26 de fevereiro. Nem todas as cidades ficaram “descobertas” no abastecimento, mas a decisão pode ter agravado a situação de cidades como Pilões, no Alto Oeste potiguar, que integra a lista da cidades em colapso de abastecimento, segundo a Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern).Com as chuvas do último final de semana, a água corre no leito de rios e córregos do Seridó

 Seca no RN
Municípios em dificuldades e números sobre as chuvas

12 municípios do Estado estão em colapso no abastecimento
de água.

13 municípios correm o risco de entrar em colapso no abastecimento.

A Operação Carro-Pipa da Defesa Civil atendia 23 municípios: São Francisco do Oeste, José da Penha, São Miguel do Gostoso, Martins, Viçosa, Patu, João Dias, Marcelino Vieira, Campo Grande, Carnaubais, São Rafael, Portalegre, Rafael Godeiro, Santana do Seridó, Triunfo Potiguar, Guamaré, Grossos, Macaíba, Lagoa Nova, Pilões, Sítio Novo, Riacho de Santana, Major Sales.

Outros 116 são abastecidos pela Operação Carro-Pipa do Exército.

Entre janeiro e o início de março, o Estado registrou uma média de 160,3mm de chuvas.

Um inverno é considerado normal quando as precipitações estão entre 300mm e 500mm.Tribuna do Norte.

Comente

Governo do RN - 20/03/2014

Alunos do Programa RN Vida conhecem a Arena das Dunas

Governadora palestrando

A Governadora Rosalba Ciarlini acompanhou um grupo de 200 alunos do projeto RN Vida em visita ao Estádio Arena das Dunas, na tarde desta quinta-feira (20). Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer os vestiários, o salão, as arquibancadas e, claro, o gramado do Estádio que vai sediar quatro jogos da Copa do Mundo.

Os adolescentes não esconderam o entusiasmo, e registraram o momento com muitas fotos. “O estádio é bem legal; é muito maior do que eu pensava”, afirmou Carlos Eduardo da Costa, de 13 anos de idade, aluno da Escola Prof. Veríssimo. Carlos Eduardo contou que pretende ser jogador profissional e que um dia há de fazer muitos gols na Arena das Dunas.

Aluno da Escola Walfredo Gurgel, Gabriel Arthur da Silva, de 14 anos, também ficou impressionado com a grandiosidade do estádio. Ele adora futebol, mas seu forte mesmo é a copeira. Gabriel, que já pegou sua segunda corda, pratica o esporte duas vezes por semana no Centro Integrado de Esporte e Cultura RN VIDA, no CAIC Lagoa Nova.

O centro foi inaugurado em setembro do ano passado, e oferece a cerca de 700 alunos da rede estadual de ensino atividades voltadas ao esporte, música e artes. O RN Vida é um programa de enfrentamento às drogas do Governo do Estado implantado em 2012, e ancorado em quatro eixos: prevenção, tratamento, reinserção social e repressão ao tráfico.

Segundo a diretora do programa, Sonali Rosado, 2013 foi um ano muito produtivo para o RN Vida, e, neste ano, as ações serão intensificadas. “Pelo menos 30 municípios potiguares já receberam a caravana do projeto e, neste ano, outras 30 cidades serão visitadas. O objetivo é levar adiante a importância da prevenção, orientando as famílias como proceder para manter os filhos longe das drogas e de sua principal porta de entrada: o álcool”, afirmou Sonali.

Importantes parceiros do projeto RN Vida participaram da visita à Arena das Dunas, como o prefeito de Carnaúba dos Dantas, Sergio Eduardo Medeiros; o secretário adjunto da Educação, Joaquim Oliveira; e o diretor da Comunidade Terapêutica Nova Aliança, Murilo Vieira do Amaral; dentre outros.

A Governadora Rosalba Ciarlini elogiou o RN Vida e explicou aos alunos a importância da realização da Copa em Natal. “Se a gente perdesse a Copa, perderíamos também a oportunidade de mostrar ao mundo nosso potencial, nossas gente, nosso Estado”, destacou Rosalba. A Chefe do Executivo Estadual relacionou ao Mundial importantes conquistas para os potiguares, como o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, obras de saneamento e mobilidade, incremento da atividade turística e, claro, a Arena das Dunas.

A visita realizada ao estádio cumpre uma promessa feita pela governadora durante a solenidade de renovação do protocolo de cooperação do RN Vida com o Serviço Social do Comércio, o SESC, no final de fevereiro. Na ocasião, vários alunos expressaram a vontade de conhecer a Arena, e a governadora prometeu realizar o desejo.

 

Alunos do Programa RN Vida

Comente

Educação - 20/03/2014

Deputados aprovam revisão no plano de cargos da Educação

A revisão do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração da Educação foi aprovada durante a sessão desta quinta-feira (20) da Assembleia Legislativa. A mensagem governamental 092/2014, que altera a Lei Complementar 322, de 2005, alterando o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério teve dispensa de tramitação pelos líderes partidários e foi lida na sessão plenária de ontem (19).

Com a alteração proposta pelo governo, o professor ou especialista vai avançar no nível, sem alteração da letra, conquistando um benefício no salário superior ao que recebe hoje ao se qualificar. O projeto também revisa alguns trechos do Plano de Cargos do Magistério, como os que dizem respeito à jornada de trabalho, oficializando o que já está sendo praticado pela Secretaria de Estado da Educação, de acordo com a Lei Nacional do Piso.Com a revisão do plano, o professor terá aumento de salário ao se qualificar

Tribuna do Norte.

Comente

Acordo foi firmado com TJRN, Prefeitura de Natal e quatro construtoras. Apenados vão trabalhar nas obras de mobilidade urbana da capital potiguar, - 20/03/2014

Governo do RN assina contrato para usar presos nas obras de mobilidade

Lote 2 está 65% concluído, segundo secretário de Obras, Tomaz Neto (Foto: Fernanda Zauli/G1)A Secretaria de Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte assinou nesta quinta-feira (20) um Termo de CooperaçãoTécnica para a utilização de apenados do regime semiaberto, aberto e egressos nas obras de mobilidade urbana de Natal. O acordo foi firmado com o Tribunal de Justiça do Estado, a prefeitura da capital potiguar e as quatro empresas da área da construção civil responsáveis pelas obras.

Essa iniciativa faz parte do programa Novos Rumos na Execução Penal, do TJRN, e tem o principal objetivo de ressocializar os apenados, gerando uma oportunidade de emprego e absorção no mercado de trabalho. A mesma prática foi adotada na construção da Arena das Dunas, onde 149 operários foram egressos do sistema prisional do Rio Grande do Norte.G1RN.

Comente

Materiais genéticos são coletados para futura identificação por DNA. Corpos e ossadas estavam acumulados, a céu aberto, no pátio do órgão. - 20/03/2014

Itep do RN enterra restos mortais de 62 pessoas guardados desde 2008

A direção do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) do Rio Grande do Norte anunciou que está enterrando todos os cadáveres e ossadas que estão expostos a céu aberto no pátio do necrotério. De acordo com a diretora do órgão, Rachel Teveira, ao todo são 62 ossadas e corpos ainda sem identificação e que se acumularam desde 2008. Na tarde desta quinta-feira (20), 38 deles, muitos já em avançado estado de decomposição, serão sepultados no cemitério público do Bom Pastor, na zona Oeste de Natal.Restos mortais estão sendo enterrados no cemitério público do Bom Pastor, na zona Oeste de Natal (Foto: Divulgação/Itep-RN)

 G1RN.

Comente

Governo do RN - 20/03/2014

Em pré-campanha, governadora intensifica visita obra de esgotamento em São Paulo do Potengi

A governadora Rosalba Ciarlini visitou, na manhã de hoje as obras de ampliação do esgotamento sanitário do município de São Paulo do Potengi, inclusas no plano de ação Sanear RN. Com investimento de aproximadamente R$ 8 milhões, o município passará dos atuais 24% de esgotamento para 85%, após a conclusão prevista para janeiro de 2015.

Durante visita às obras, a Governadora Rosalba Ciarlini acompanhada da equipe técnica da Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), fiscalizou o andamento dos serviços. “Investir em esgotamento sanitário é promover a saúde e qualidade de vida para a população de São Paulo do Potengi”, pontuou a chefe do Executivo Estadual.potengi1 (83)potengi1 (47)

Panorama Politico.

Comente

bedidas alcoólicas em estádios - 20/03/2014

Assembleia aprova novo projeto para liberação de bebida alcoólica nos estádios

A Assembleia Legislativa aprovou, na manhã de hoje (20), um projeto de lei que visa liberar a venda de bebidas alcoólicas nos estádios e arenas esportivas do Rio Grande do Norte. A proposta é diferente da matéria anteriormente aprovada, mas vetada pela governadora Rosalba Ciarlini. Para entrar em vigor, o novo projeto precisa ser sancionado e regulamentado pelo Governo do Estado.Bebida alcoólica pode ser liberada nos estádios do RN

 Bebida alcoólica pode ser liberada nos estádios do RN.Tribuna do Norte.

Comente

Para promotor, ainda não há elementos para denúncia contra eles - 20/03/2014

MP aceita pedido de liberdade de PMs presos por arrastar mulher

Policiais presos pela morte de Cláudia Silva Ferreira prestaram novo depoimento na 29ª DP (Madureira) nesta quarta-feira Foto: Marcelo Carnaval / Agência O Globo

 RIO - Apesar de toda a comoção causada pela morte da auxiliar de serviços gerais Cláudia Silva Ferreira, de 38 anos, o Ministério Público aceitou o pedido de liberdade feito pela defesa dos três policiais que estavam no carro que a arrastou por cerca de 350 metros após ela ter sido baleada na manhã do último domingo, no Morro da Congonha. Os subtenentes Rodney Miguel Archanjo e Adir Serrano Machado e o sargento Alex Sandro da Silva Alves estão presos desde segunda-feira. Nesta quarta, eles prestaram depoimento na 29ª DP (Madureira). De acordo com o promotor Paulo Roberto Mello Cunha, da Auditoria da Justiça Militar Estadual, ainda não há elementos suficientes para fazer uma denúncia que mantenha os acusados na cadeia. Caberá agora ao juízo da Auditoria Militar dar a palavra final.O Globo.

Comente

condenados - 20/03/2014

Jurados condenam dez PMs por mortes de oito presos no Carandiru

Os sete jurados que compõem o Conselho de Sentença decidiram hoje (19) condenar os dez policiais militares julgados pela ação que culminou com a morte de oito detentos no quinto pavimento do Pavilhão 9 da extinta Casa de Detenção do Carandiru. No entanto, os dez policiais foram absolvidos pela tentativa de homicídio de três detentos.

Nove PMs foram condenados a 96 anos de prisão, cada um, por homicídio qualificado [pena mínima de seis anos para cada homicídio cometido somada à pena de seis anos por impossibilidade de defesa das vítimas, para cada um dos detentos]. Já o policial Silvio Nascimento Sabino foi condenado a 104 anos por ter uma condenação anterior, não divulgada, que não transitou em julgado.

O juiz Rodrigo Tellini de Aguirre Camargo também determinou a perda do cargo público para os policiais que continuam na ativa. Os réus poderão responder em liberdade.

Os jurados demoraram quase quatro horas para responder a 550 quesitos que decidiram a sentença. Eles tiveram que responder a várias perguntas referentes a cada uma das vítimas do massacre.

Nesta etapa, dez policiais militares, integrantes do Grupo de Operações Táticas Especiais (Gate), foram julgados pela morte de oito presos e pela tentativa de homicídio de três vítimas que ocupavam o quinto pavimento (quarto andar) da extinta Casa de Detenção Carandiru. De início, os promotores Márcio Friggi de Carvalho e Eduardo Olavo Canto Neto pediam a condenação dos réus por dez mortes. No entanto,  eles decidiram retirar duas mortes que haviam sido imputadas aos policiais, alegando que uma delas ocorreu em um outro pavimento e a outra foi provocada por arma branca.Agencia Brasil.

Comente

Comércios ilegais funcionavam no município de Jardim de Piranhas. Operação Migratórios combate caça ilegal de aves. - 20/03/2014

Ibama apreende 10 mil arribaçãs em operação na região Seridó do RN

Operação Migratórios combate caça ilegal de animais silvestres no Seridó (Foto: Divulgação/Ibama-RN)

 

 

 

As arribaçãs foram encontradas mortas e congeladas em freezers (Foto: Divulgação/Ibama-RN)

 Uma operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu 10 mil aves arribaçãs abatidas nesta quarta-feira (19) em uma vila no município de Jardim de Piranhas, na região Seridó do Rio Grande do Norte. No mesmo local foram apreendidas outras 1.600 aves na terça-feira (18). Ninguém foi preso.Batizada de Migratórios, a operação objetiva combater a caça de aves na região Seridó do estado. As arribaçãs foram encontradas mortas e congeladas em freezers. "A vila ficava na margem do rio Piranhas. Temos a informação que a venda destas aves no local abastece 90% do comércio de Natal e Caicó", explica Jaime Pereira, chefe do Ibama em Mossoró, na região Oeste do estado.

O coordenador da operação Migratórios acrescenta que os dois proprietários dos comércios onde aconteceram as apreensões fugiram do local.G1RN.

Comente

Ataque aconteceu por volta das 21h30, no bairro de Potilândia. Segundo motorista, grupo tinha cerca de 100 torcedores do América-RN. - 20/03/2014

Van a serviço da Arena das Dunas é apedrejada por torcida organizada

Van a serviço da Arena das Dunas é apedrejada por torcida organizada (Foto: Jocaff Souza/G1)

 

Uma van que presta serviços à Arena das Dunas foi apedrejada por um grupo de torcedores do América-RN na marginal da BR-101, no bairro Potilândia, nas imediações do estádio. O ataque aconteceu por volta das 21h30 desta quarta-feira (19), pouco antes da partida contra o Ceará, válida pela semifinal da Copa do Nordeste.

Segundo o motorista do veículo, Júlio Rocha, ele estava conduzindo a van até o estádio para transportar recepcionistas e seguranças de camarotes da Arena das Dunas quando foi surpreendido por integrantes de uma torcida organizada do América, que atiraram pedras e paus no veículo.

O motorista explicou que a ação aconteceu rapidamente e que ninguém do interior do carro sofreu ferimentos. "Eu estava vindo do shopping Via Direta em direção à Arena das Dunas com as recepcionistas e seguranças dos camarotes da Arena. Quando eu estava chegando próximo ao viaduto, alguns torcedores do América, cerca de 100 pessoas uniformizadas, estavam com paus e pedras na mãos. Eles mandaram eu diminuir a velocidade, pois queriam ver se tinha alguém do Ceará dentro da van. Quando eu fui diminuindo, já veio a primeira pedrada. Daí, eu acelerei o carro e subi o viaduto", relatou o motorista.

Ao todo, seis pedras atingiram a van, que teve os vidros do passageiro e da porta lateral estilhaçados. O motorista registrou boletim de ocorrência na delegacia da Polícia Civil que fica dentro do estádio.G1RN.

Comente

Bonde do Brasil - 20/03/2014

Poço Branco: A Festa do Ano

Foto: Ultimos Trabalhos...

Comente

Eleições 2014 - 20/03/2014

Políticos na procissão de São José do Campestre

A procissão de São José do Campestre atraiu alguns políticos. Por lá, o deputado estadual Ricardo Motta, candidato a reeleição, e o vereador de Natal Rafael Motta, que disputará o cargo de deputado federal.

Manoel Cândido, dirigente do movimento de agricultores, pré-candidato a deputado estadual, também esteve por lá.foto 2foto 5Tribuna do Norte.

Comente

frutas tipo exportação - 20/03/2014

Fruticultura do RN conquista o Chile

O Rio Grande do Norte já pode exportar melão e melancia para o Chile. A última etapa do processo de liberação das vendas foi concluída no dia 11, com a publicação de protocolo no Diário Oficial da União chileno reconhecendo a ausência da praga mosca-das-frutas na produção brasileira. Só ontem, no entanto, a informação foi divulgada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) do Brasil.Exportações via Porto de Natal: Principal mercado é a Europa, mas o Chile também vai comprar

 Exportações via Porto de Natal: Principal mercado é a Europa, mas o Chile também vai comprar.Tribuna do Norte.

Comente

Inscrições podem ser feitas pela internet até o dia 21 de março. Vagas são para Natal, Mossoró e Caicó. - 19/03/2014

Senac disponibiliza 160 vagas em cursos técnicos no RN pelo Sisutec

O Senac do Rio Grande do Norte disponibilizou 160 vagas para cursos técnicos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). AS inscrições podem ser realizadas gratuitamente pelo site até sexta-feira (21). As oportunidades são para Natal, Mossoró e Caicó destinadas a pessoas que participaram do Enem, em 2013.

Entre as formações disponíveis estão: técnico em logística (60 vagas), técnico em enfermagem (55), técnico em podologia (20), técnico em segurança do trabalho (25). Os resultados da primeira chamada serão divulgados na própria página do Sisutec, no dia 25 de março, e as matrículas serão no período de 26 a 28 de março. A segunda chamada, que ocorrerá caso turmas não sejam formadas, será no dia 1º de abril.

De acordo com o diretor regional do Senac, Helder Cavalcanti, “os cursos técnicos têm ganhado cada vez mais destaque, por permitirem que o estudante esteja capacitado para o mercado de trabalho em um tempo relativamente curto”.

No momento da inscrição, o candidato pode selecionar até duas opções de capacitação, por ordem de preferência. Aqueles com as melhores notas no Enem são selecionados. É preciso ter obtido avaliação superior a zero, na redação.G1RN.

Comente

Fato aconteceu no bairro Bom Pastor, zona Oeste da capital. Caern suspendeu fornecimento para resolver o problema. - 19/03/2014

Em Natal, moradores recebem água de esgoto pelas torneiras

 Os moradores do bairro Bom Pastor, na zona Oeste de Natal, foram surpreendidos com água de esgoto nas torneiras das casas. O fato aconteceu na semana passada após várias interrupções no abastecimento. De acordo com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), o problema foi causado porque a rede estava seca e pode ter sugado sujeito que estava próxima à tubulação.

“Houve um vazamento e quando a rede seca ela provoca um vácuo e suga o material que está próximo. Então, certamente, no terreno tinha alguma sujeira que foi sugada pra dentro da tubulação”, disse o chefe da unidade de manutenção da Caern, Jaques Pinheiro.G1RN.

Comente

Greve chega ao fim - 19/03/2014

Professores da rede estadual aprovam votação pelo fim da greve

Após 50 dias de paralisação, os professores da rede estadual de Educação decidiram hoje (19), em assembleia realizada na Escola Estadual Winston Churchil, votar pelo indicativo de fim da greve.

De acordo com José Teixeira, coordenador do Sinte/RN, a categoria só não decidiu pelo fim do movimento agora, porque os profissionais que tiveram os pontos cortados ainda não foram restituídos, como decidido pela Justiça. “O prazo de cinco dias que a Justiça deu acabou ontem (18), mas o dinheiro não entrou na conta dos servidores”, coloca.

Como Governo protocolou o projeto de Lei que modifica o plano de carreira do magistério, atendendo à principal exigência dos grevistas, os professores devem voltar à sala de aula a partir da próxima segunda-feira (24), se os salários forem pagos.

Uma nova assembleia foi marcada para a próxima sexta-feira (21), às 8h30 na mesma escola.Tribuna do Norte.

Comente

Eleições 2014 - 19/03/2014

Previsível: Carlos Eduardo já admite que tendência é apoiar candidatura Henrique Alves

O prefeito de Natal Carlos Eduardo já admite que a tendência é apoiar a candidatura de Henrique Eduardo Alves ao Governo, caso o deputado confirme a entrada na disputa. A notícia foi publicada hoje na Tribuna do Norte.

Presidente estadual do PDT e prefeito de Natal, Carlos Eduardo afirmou que a tendência para as eleições deste ano é apoiar as possíveis candidaturas do deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB) ao Governo do Estado e da vice-prefeita Wilma de Faria (PSB) ao Senado. Carlos Eduardo disse que isso é o que considera mais provável, mas a decisão oficial do partido será tomada após uma ampla consulta aos filiados e dirigentes do PDT.

“A tendência é o apoio a Henrique e Wilma, mas jamais vou tomar a posição sem ouvir meus companheiros”, afirmou Carlos Eduardo, durante entrevista à Rádio 98 FM, ontem à noite. Ele destacou que o PDT não decidiu se fará alguma indicação para a chapa majoritária, como um nome para compor como candidato a vice ou suplente de senador. “O partido não bateu o martelo, não anunciou nada, estamos em processo de conversa, vamos dizer, no momento oportuno, o que apresentaremos aos aliados”, disse o prefeito.

Ao ser questionado se as candidaturas de Henrique Eduardo, ao Governo, e Wilma de Faria, ao Senado, estão confirmadas, Carlos Eduardo lembrou que faltam três meses para as convenções, portanto, ainda não é possível tratar as chapas majoritárias como situações irreversíveis. Mas reconheceu que há uma tendência que deverá se consolidar, embora em política os cenários sempre sejam suscetíveis de reavaliações.Panorama Politico.

Comente

Pessoa Fisica - 19/03/2014

IMPOSTO DE RENDA 2014

Imposto de Renda 2014

a Pessoa Fisica que recebeu redimentos tributáveis no Ano-Calendário de 2013 cuja soma Anual foi superior a 25.661,70,deve apresentar a declaração de Imposto de Renda,entre os dias 06 de Março a 30 de Abril de 2014

informações:

Elexsandro Santos

Contandor:CRC/RN 009388

CEL:(84)8884-2138 OU 9625-1971

 

Comente