TJRN - 30/05/2014

Aprovado em concurso em Santa Cruz será nomeado ao cargo de eletricista

O juiz em substituição legal na Vara Cível da Comarca de Santa Cruz, Ricardo Antônio Menezes Cabral Fagundes, determinou que a Prefeitura de Santa Cruz nomeie e emposse, imediatamente, candidato aprovado para o cargo de de Eletricista daquele município.

Na ação, o candidato disse ter direito à nomeação ao cargo para o qual prestou concurso público e foi aprovado em segundo lugar (Eletricista), em virtude da desistência do candidato aprovado na primeira colocação. Argumentou que a desistência alterou a antiga mera expectativa de direito em direito subjetivo à nomeação.

O magistrado ressaltou que a jurisprudência nacional fixou entendimento de que o candidato aprovado em concurso público fora do número de vagas previstas no edital possui mera expectativa de direito à nomeação, apenas adquirindo esse direito caso haja comprovação do surgimento de novas vagas durante o prazo de validade do concurso público.

Desta forma, explicou que demonstrada a aprovação do candidato na segunda colocação do concurso, a desistência do candidato primeiro colocado dentro do prazo de validade do certame, ficam preenchidos os requisitos autorizadores para o deferimento da medida liminar.

Para o caso, explica o magistrado que o receio de dano irreparável ou de difícil reparação advém do caráter alimentar das verbas remuneratórias do cargo público almejado, das quais o candidato aprovado está privado de receber.

 

Processo nº 0100692-97.2014.8.20.0126

Comente

Governo do RN - 30/05/2014

Governo do Estado e Petrobrás inauguram laboratórios de ciências em escolas estaduais

 

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estadual de Educação, e Petrobras, inauguraram, nesta sexta-feira (30), laboratórios de ciências na Escola Estadual Prof. Abel Freire Coelho e no Centro de Educação Integrada Prof. Eliseu Viana. 

 Exiba Mossoro Educação  espaço do conhecimento fot Ivanizio Ramos31.jpg na apresentação de slides


         Os laboratórios fazem parte do Projeto Espaço do Conhecimento, patrocinado pela Petrobrás e realizado em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern). O objetivo da iniciativa é melhorar o ensino das ciências naturais e da matemática em três escolas da rede pública: duas em Mossoró e uma em Pendências (Escola Estadual Monsenhor Honório).   


         O projeto inclui a reforma e equipagem de 10 laboratórios de química, física, biologia, matemática e informática para apoio ao conteúdo ministrado em sala de aula, uma maneira de tornar o ensino mais pratico e atrativo aos cerca de 2.900 estudantes matriculados nas escolas escolhidas. “Nós procuramos equipar esses laboratórios com todo o material adequado e da melhor qualidade com o objetivo de despertar nesses alunos o interesse pela ciência”, disse a Coordenadora Executiva do Projeto, Wagna Dantas. 

 Exiba Mossoro Educação  espaço do conhecimento fot Ivanizio Ramos18.jpg na apresentação de slides


         O corpo docente também está contemplado. 80 professores participaram de capacitações semanais para aliar as disciplinas ao cotidiano dos estudantes.  O projeto trabalha ainda com lições de ética e cidadania com a escolha de lideranças e reativação de grêmios estudantis, oficinas de redes sociais, filmagem e fotografia, segurança, mobilização e preparação para feiras de ciência.


Comente

Mais assassinatos no RN - 30/05/2014

73º Homicídio em Mossoró 2014 – Jovem foi morto a tiros as margens da RN 015 na antiga fazenda São João

73homicidio

 73homicidio1

 73homicidiowe

 Mais uma morte violenta foi registrada pela Polícia Militar na cidade de Mossoró. Desta feita o crime aconteceu por volta das 19h40min desta quinta feira 29 de maio de 2014,na RN 015,sentido Mossoró/Barauna,mais precisamente no Assentamento Nova Esperança, antiga Fazenda São João zona rural de Mossoró no Rio Grande do Norte.

A Vítima foi identificada com Antônio Carlos da Silva Gadelha,vulgo Cadinho,25 anos de idade,morador do Assentamento Cheiro da Terra (antiga fazenda Porcino),foi assassinado com cerca de  três disparos de arma de fogo na região do tórax,costas e cabeça.

Segundo informações da Polícia Militar,a vítima trafegava em uma motocicleta,pela RN 015,quando na altura do Assentamento Nova Esperança,foi seguido por dois indivíduos que também estavam de moto e que ao se aproximarem passaram a efetuar disparos contra a mesma.

Carlos Antônio foi alvejado três vezes e morreu no local e os atiradores fugiram após a ação criminosa,sem deixar pistas para a polícia. Uma equipe de socorristas do Samu ainda foi ao local,mas não pode fazer nada,uma vez que a vítima já estava em óbito.O Camera2.

Comente

Carlos Daniel atuava na Penitenciária Agrícola Mário Negócio, em Mossoró. Em Caraúbas, preocupação é com besouros que causam doença de Chagas. - 30/05/2014

Agente morre de meningite e sindicato pede intervenção em presídios do RN

Agente penitenciário Daniel Luz trabalhava na Penitenciária Agrícola Doutor Mário Negócio, em Mossoró (Foto: Divulgação/Sindasp-RN)O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte (Sindasp-RN) está solicitando ao Governo do Estado uma intervenção de equipes de saúde na Penitenciária Agrícola Mário Negócio, em Mossoró, e na Cadeia Pública de Caraúbas, ambas na região Oeste potiguar. De acordo com Vilma Batista, presidente do sindicato, a medida é necessária em razão do falecimento do agente penitenciário Carlos Daniel Bessa Luz na terça-feira passada, dia 27.

A família, que pediu para não se pronunciar por enquanto, enviou ao G1 o atestado de óbito de Carlos Daniel que aponta a meningite como causa da morte. Ele tinha 37 anos e era natural de Fortaleza, no Ceará.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) informou que as notificações de casos suspeitos de meningite são feitas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e encaminhadas para a Sesap. Até a manhã desta sexta-feira (30) a secretaria diz não ter recebido nenhuma notificação sobre este caso.

Apesar de não ter sido comunicada por vias oficiais, a Sesap está investigando o caso junto ao estado do Ceará, onde residia o agente penitenciário, e avaliando a necessidade de aplicação de possíveis medidas de controle.G1RN.

Comente

Eleições 2014 - 30/05/2014

Em Areia Branca, Rosalba Ciarlini afirma que “se deixarem” será candidata de novo

A governadora Rosalba Ciarlini, durante agenda administrativa em Areia Branca, voltou a dizer que deseja ser candidata a reeleição pelo Democratas. Cautelosa, ela disse que “se deixarem” concorre novamente ao Executivo.

A reunião do Democratas para discutir o assunto ocorrerá na próxima segunda-feira, às 9h.Panorama Politico.

Comente

Intervenção - 30/05/2014

PGE vai entrar com recurso

A intervenção federal no Estado é o instrumento menos eficiente, na análise do procurador-geral adjunto do Estado, Cristiano Feitosa, quando se busca celeridade. Mesmo sem ser notificado, o procurador adiantou que irá ingressar com recurso, na próxima semana e é enfático: “não há  argumento que sustente o pedido de intervenção federal no Estado feito pelo juiz da Vara Cívil de Currais Novos”.

 O presidente do Tribunal de Justiça, Aderson Silvino, vai analisar pedido de intervenção

 O presidente do Tribunal de Justiça, Aderson Silvino, vai analisar pedido de intervenção

Segundo ele, não ocorreu o suposto descumprimento de decisões judiciais, alegado pelo juiz de Currais Novos, Marcus Vinícius Pereira Júnior, como justificativa para o pedido de intervenção. E ainda que Estado  nomeou, entre setembro de 2010 e dezembro de 2013, parte dos médicos aprovados no último concurso público e listados na decisão judicial, a serem convocados. “Um pedido de intervenção federal é de um exagero inexplicável. Se o que o magistrado buscava era execução imediata poderia ter arbitrado multa diária ou outra medida”, frisou. Tribuna do Norte.

Comente

Vítimas foram Jorge Feliciano, 28 anos, e Jane Vieira de Souza, 19 anos. Segundo a PM, familiares contaram que ele tinha envolvimento com drogas. - 30/05/2014

Polícia identifica homem e grávida mortos a tiros na zona Sul de Natal

Jane Vieira de Souza, de 19 anos, estava grávida; ela e Jorge Teixeira Feliciano, de 28 anos, foram mortos nesta quinta-feira (29) (Foto: Arquivo Pessoal/Facebook)

 Jane Vieira de Souza, de 19 anos, estava grávida; ela e Jorge Teixeira Feliciano, de 28 anos, foram mortos nesta quinta-feira (29) (Foto: Arquivo Pessoal/Facebook)

 A Polícia Militar já tem a identificação do casal assassinado a tiros na noite desta quinta-feira (29) em Potilândia, na zona Sul de Natal. Jorge Teixeira Feliciano, de 28 anos, e Jane Vieira de Souza, de 19 anos, foram alvos de disparos na rua Ametista, que fica no estorno da principal praça do conjunto. A jovem, segundo a polícia, estava grávida.O crime

Jorge e Jane foram mortos por volta das 20h desta quinta. Estavam em uma motocicleta quando foram baleados. O oficial de operações do 5º Batalhão da PM, tenente Soares, conta que o casal se encontrava nas imediações da praça de Potilândia no momento em que um carro de cor prata passou pelo local. Os suspeitos que estavam no veículo atiraram várias vezes e atingiram os dois. As vítimas não resistiram aos ferimentos e morreram antes da chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).G1RN.

Comente

Ao explicar os motivos que o levaram a antecipar a aposentadoria, presidente do STF disse que precisa descansar - 30/05/2014

‘Mensalão saiu da minha vida, espero que saia da de vocês’, diz Barbosa

Foto: DivulgaçãoO presidente do STF, Joaquim Barbosa, afirmou nesta quinta-feira (29) após anunciar sua aposentadoria da Corte que precisa de descanso. “Eu já estou há 11 anos [no Supremo]. Meus planos mais imediatos são dois: primeiro a Copa do Mundo, em segundo plano descansar, descansar um pouco”, afirmou o ministro.

Sobre o mensalão, processo do qual foi relator e que lhe rendeu projeção e polêmicas, Barbosa disse que é uma questão superada e não quis se estender na resposta. “Essa questão está completamente superada. Sai da minha vida a ação penal 470 e eu espera que saia também da vida de vocês. Chega desse assunto”, disse a jornalistas em entrevista.Jornal de Hoje.

Comente

aeroporto perto de funciona - 30/05/2014

Confira imagens da estrutura do Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves

undefined

 undefined

 undefined

 undefined

 undefined

Fonte Tribuna do Norte. 

Comente

Deputado afirma que o partido não está impedindo candidatura da governadora, mas cobra aliados - 30/05/2014

Rosalba tentará derrotar Agripino no DEM para garantir candidatura à reeleição no RN

67i667i76i67i6i67i6i

 O deputado Felipe Maia, do DEM, afirmou na manhã desta quarta-feira, ao referir-se a reunião que o partido fará na próxima segunda-feira para decidir o futuro político da legenda, que a governadora Rosalba Ciarlini terá que apresentar as condições mínimas que viabilizem a chapa proporcional e também a sua reeleição. “O partido não está impedindo que Rosalba seja candidata, mas querendo que ela mostre quais são os partidos que formarão uma aliança forte e competitiva, não só para a proporcional como também para a majoritária”, disse o deputado, candidato à reeleição. E completa o democrata: “se a governadora trouxer esses partidos aliados está resolvido e não temos nenhuma dificuldade em apoiá-la”.Jornal de Hoje.

Comente

Ele afirma que PT e PMDB querem manter mesmo sistema político que impera no Brasil - 30/05/2014

“Faremos greves, protestos e lutas na Copa”, diz candidato à presidência da República

76iu67i6i67i67i65i67i

 Zé Maria sabe que não será nada fácil chegar a presidência da República em 2015 por meio de eleição. Mas tudo bem. O PSTU não quer, agora, apenas assumir o poder. Quer, também, incentivar e conscientizar o povo de que só por meio dessas mudanças é que o País, realmente, pode evoluir. Por isso, a sigla pretende organizar nos estados manifestações e protestos durante a Copa do Mundo.

“Vai ter muita luta na Copa. Acredito que vai ter mais greves e paralisações do que estamos vendo agora e incentivamos isso, vamos ajudar nessa organização desses movimentos, porque a única forma de mudança, porque não é o PSTU que vai mudar o país, é o povo nas ruas”, afirmou Zé Maria, lembrando que no RN as manifestações serão no dia 16, dia do jogo entre Estados Unidos e Gana na Arena das Dunas. “No ano passado, o povo protestou e os políticos prometeram tudo, mas não mudaram uma vírgula. Os políticos têm medo, mas não tem vergonha”, afirmou.Jornalde Hoje.

Comente

Crime aconteceu nesta quinta-feira (29) no conjunto Potilândia. Segundo a Polícia, suspeitos fugiram em carro de cor prata. - 30/05/2014

Casal é assassinado na zona Sul de Natal; mulher estava grávida, diz PM

Casal é assassinado no conjunto Potilândia, na zona Sul de Natal - Rio Grande do Norte (Foto: Muriu Mesquita/Inter TV Cabugi)

 Um casal foi assassinado a tiros na noite desta quinta-feira (29) no conjunto Potilândia, na zona Sul de Natal. As vítimas, que ainda não foram identificadas, estavam em uma motocicleta quando foram baleadas. Segundo a Polícia Militar, a mulher estava grávida. O crime aconteceu por volta das 20h.

O oficial de operações do 5º BPM, tenente Soares, conta que o casal passava nas imediações da Praça de Potilândia no momento em que um carro de cor prata passou pelo local. Os suspeitos que estavam no veículo atiraram várias vezes, atingindo tanto o homem quanto a mulher.

As vítimas não resistiram aos ferimentos e morreram no local antes da chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O oficial do 5º BPM acrescenta que o veículo usado pelos suspeitos ainda não foi encontrado.G1RN.

Comente

Dep Ezequiel em Brasilia em pro da Audutora de Currais Novos - 29/05/2014

Ezequiel e Zé Lins acompanharam em Brasília entrega do projeto da Adutora de Currais Novos

Ezequiel ao lado de Henrique Alves

O deputado Ezequiel Ferreira e o ex-prefeito Zé Lins acompanharam o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves na audiência com o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, em Brasília. Na pauta, a liberação dos recursos para construção de uma adutora de engate rápido para Currais Novos e a entrega do projeto da obra.

Ezequiel reforçou o pleito, lembrando que o açude Dourados, responsável por 40% do abastecimento da cidade está seco; e o açude Gargalheiras, que responde por 60% do abastecimento de Currais Novos e a totalidade da cidade vizinha de Acari conta com menos de 10% do volume. O ministro Francisco Teixeira assegurou que, diante da gravidade da situação, a proposta de uma solução emergencial será acatada pela Defesa Civil Nacional.

Assim que os recursos forem liberados, no valor de R$ 25 milhões, a obra de 40 quilômetros será iniciada pelo Departamento de Obras Contra as Secas (Dnocs). A adutora será operada pela Caern. O ex-prefeito Zé Lins, reforçou a reivindicação, explicando que a população de Currais Novos está apavorada por causa da falta de água e apelou, em nome dos moradores e comerciantes do município, para que os recursos sejam alocados imediatamente para o início das obras da adutora de engate rápido. 

Comente

juros mais altos - 29/05/2014

BC: taxa de juros cobrada das famílias subiu para 42% ao ano, em abril

As taxas de juros cobradas das famílias subiram em abril, de acordo com dados do Banco Central (BC) divulgados hoje (29). De março para o mês passado, houve alta de 0,4 ponto percentual para 42% ao ano. Já para as empresas, houve queda de 0,2 ponto percentual para 22,9% ao ano.

A inadimplência, considerados atrasos superiores a 90 dias, tanto para empresas quanto para famílias ficou estável, em 3,3% e em 6,5%, respectivamente.

Os dados são do crédito livre, em que os bancos têm autonomia para aplicar o dinheiro captado no mercado e definir as taxas de juros.

No direcionado (empréstimos com regras definidas pelo governo, destinados, basicamente, aos setores habitacional, rural e de infraestrutura), a taxa de juros caiu 0,3 ponto percentual para as famílias (7,7% ao ano) e subiu 0,2 ponto percentual para empresas (8,2% ao ano). A inadimplência subiu 0,1 ponto percentual para pessoas jurídicas (0,5%) e físicas (1,9%).

O saldo das operações de crédito chegou a R$ 2,777 trilhões, em abril, com alta de 0,6% no mês e 13,4% em 12 meses encerrados em abril. Em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, o saldo correspondeu a 55,9%, estável em relação a março.

Comente

denuncias - 29/05/2014

MPF apresenta três denúncias contra ex-prefeito de Jardim de Angicos

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) apresentou três denúncias contra o ex-prefeito de Jardim de Angicos, Moacir Alves Guimarães. Ele é acusado de irregularidades como fraudes em licitações, superfaturamento de obras e pagamento indevido a empresas, entre os anos de 2001 e 2003. Os serviços incluíam drenagem, pavimentação, construção de quadras esportivas, de galpão de beneficiamento de castanha, de adutora e de reservatório d’água.Panorama Politico.

Comente

Motoristas e cobradores paralisaram veículos nas zonas Oeste e Leste. Categoria está em negociação salarial com empresas e prefeitura. - 29/05/2014

Rodoviários encerram protesto após 2 horas com ônibus parados em Natal

Motoristas e cobradores cruzaram os braços nesta quinta (Foto: Kléber Teixeira/Inter TV Cabugi)

 Motoristas e cobradores cruzaram os braços nesta quinta (Foto: Kléber Teixeira/Inter TV Cabugi)

Os motoristas e cobradores de ônibus de Natal liberaram o trânsito após mais de duas horas de paralisação na tarde desta quinta-feira (29). Os atos aconteceram simultaneamente nos bairros da Ribeira, na zona Leste, e Quintas, na zona Oeste. A paralisação também afetou o trânsito em outras regiões da capital potiguar.

O Sindicato dos Rodoviários (Sintro) confirmou a manifestação, mas informou que não estava envolvido no ato. "Estamos em negociação salarial. Essa paralisação está sendo realizada por dissidentes do sindicato", afirma Nastagnan Batista, presidente do Sintro.

Na Ribeira, os ônibus ficaram parados no terminal localizado em frente ao Teatro Alberto Maranhão, enquanto que nas Quintas os veículos se enfileiraram nas imediações do viaduto da Urbana. Os atos começaram às 15h30 e terminaram por volta das 17h.

Na negociação salarial deste ano os motoristas e cobradores pedem um reajuste salarial de 16% e aumento do vale alimentação para R$ 450.

Comente

Governo do RN - 29/05/2014

Começa amanhã distribuição dos ingressos-cortesia da Copa para operários que trabalharam na construção da Arena das Dunas

A Arena das Dunas e o Governo do Estado informam que serão distribuídos nesta 5a, 6a e sábado os ingressos-cortesia para os jogos da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014 aos funcionários que trabalharam na construção do estádio.

 

"Assim como prestamos uma homenagem ao gravar o nome de cada um numa placa, vai ser importante permitir que todos assistam os jogos", lembrou a Governadora Rosalba Ciarlini e o diretor da Arena das Dunas, Charles Maia.

 

Os trabalhadores que ergueram a Arena das Dunas deverão comparecer à bilheteria 2, Portão L (acesso pela Av. Sen. Salgado Filho – Entrada 5) das 11h às 17hs, de 5a a sábado, portando carteira de identidade, CPF e carteira de trabalho comprovando o vínculo com empresas que atuaram diretamente na obra, para retirar seu INGRESSO PESSOAL E INTRANSFERÍVEL.

 

Será fornecido UM ingresso para cada funcionário e somente o próprio poderá retira-lo. O nome do colaborador constará em uma lista de funcionários que trabalharam na obra de construção da Arena das Dunas.

Comente

Prissão - 29/05/2014

Homem que matou a namorada e enterrou o corpo já está na Cadeia

Eneilson Nascimento está preso na Cadeia Pública de Mossoró

 Eneilson Nascimento está preso na Cadeia Pública de Mossoró

 mortabarauna3

 Drª Marina Toffoli Delegada de Barauna

 Drª Marina Toffoli Delegada de Barauna

 O homem que matou a namorada e depois enterrou o corpo dela,se apresentou na tarde desta quarta feira 28 de maio, na Delegacia de Polícia Civil de Baraúna,local onde o corpo foi encontrado no dia 25 abril deste ano de 2014.

Francisco Enilson Nascimento Gomes,foi acompanhado de um advogado,mas como havia um mandado de prisão em aberto,pelo crime,o mesmo foi encaminhado a Cadeia Pública de Mossoró.

de acordo com o que apurou a Delegada daquela cidade Dra. Marina Toffoli,Francisco Enilson,matou sua namorada identificada como Ingrid Naiara dos Santos de 22 anos de idade e que morava no Assentamento Real na zona rural de Mossoró,no Rio Grande do Norte e depois enterrou o corpo.

Ingrid Naiara foi encontrada enterrada em um terreno baldio no município de Baraúna,no dia 25 de abril e só depois de 10 dias foi reconhecido pelos familiares que foram ao ITEP e reconheceram a jovem através das vértices e uma tatuagem.

Ao se apresentar a Dra Marina Toffoli,o acusado não quis dar qualquer depoimento,sobre o caso,permanecendo  em Silêncio. Após ser submetido a exame de corpo delito no hospital local,Enilson foi encaminhado a Cadeia Pública de Mossoró.fonte O Camera2.

Comente

No total foram presas oito pessoas, além da apreensão de arma, drogas e veículos. - 29/05/2014

Vale da Justiça: Polícias do RN e PB prendem bando especializado em roubo de carros

 As Polícias Civil do Rio Grande do Norte e da Paraíba deflagraram na madrugada dessa quinta-feira (29/05), em Natal e região metropolitana, uma operação Conjunta denominada “Vale da Justiça”, com o objetivo de prender uma quadrilha interestadual especializada em roubo, receptação e adulteração de veículos. A ação contou com a participação do Núcleo de Inteligência da Polícia Civil do RN juntamente com a equipe da Delegacia Especializada em Defesa e Propriedade de Cargas e Veículos (Deprov). No total foram presas oito pessoas, além da apreensão de arma, drogas e veículos.Portal BO.

Comente

Sérvolo Oliveira Silva é alvo de inquérito aberto pela PF a pedido do STF. Em rede social, ex-petista postou que Barbosa morreria com tiro na cabeça. - 29/05/2014

Investigado por ameaça a Barbosa diz que fez 'idiotice' e se arrepende

Alvo de inquérito da Polícia Federal (PF) por conta de uma suposta ameaça de morte ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, o ex-militante do PT Sérvolo de Oliveira e Silva afirmou em entrevista ao G1 que não quis ameaçar o presidente da mais alta corte do país e que se arrepende da mensagem com críticas ao magistrado em uma rede social. Segundo ele, a declaração foi "idiotice" e "lamentável".

Nesta quinta (29), após audiência com Barbosa, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou que magistrado comunicou a ele que deixará o comando do Supremo e se aposentará em junho.

No começo de maio, a PF abriu inquérito policial a pedido do Supremo para investigar supostas ameaças a Barbosa. Segundo o STF, as denúncias chegaram por meio da Central do Cidadão e foram enviadas para a PF. O caso foi revelado pela revista "Veja" e confirmado pela PF.G1RN.

Comente