Dep. Ezequiel Visita Ceara Mirim. - 22/04/2018

Ezequiel Ferreira faz visita ao Vale do Ceará Mirim e presta contas do seu mandato parlamentar

O deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa, visitou nesta sexta-feira (20), Ceará Mirim, na Região Metropolitana de Natal, onde conversou com a comunidade do Vale do Ceará Mirim e Coqueiros, prestando contas deu ações do seu mandato parlamentar. Receberam o deputado, o vereador da comunidade, Irmão Carlos, o prefeito Marconi Barretto, o presidente da Câmara, Ronaldo Venâncio e vereadores: Marcos Faria, Luciano Morais, Carina Freitas, João dos Ônibus, Marcílio Jr. e Jácio Praxedes. Além do prefeito de Cruzeta, José Sally.

Na comunidade Coqueiros, Ezequiel falou sobre a destinação de emendas ao Orçamento Geral do Estado (OGE), que destina recursos para aquisição de uma nova ambulância e a dragagem da bacia do Vale do Ceará Mirim, possibilitando o escoamento das águas e fortalecendo a produção de hortifrutigranjeiros. Na área de Segurança, Ezequiel destacou a destinação por parte da Assembleia Legislativa de uma viatura da Policia Militar e outra para atender a Polícia Civil, do município. “Agora Ceará-Mirim precisa de aumento do efetivo para dar condições de trabalho à polícia local”, enfatizou o deputado.

Entre os benefícios solicitados para a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento sócio econômico de Ceará-Mirim e região está à construção do abatedouro público. “Essa importante obra foi uma reivindicação do nosso mandato. A Emater foi quem conduziu a obra. O abatedouro tem capacidade para abater 100 animais por dia e até 3 mil por mês. Vai possibilitar a mudança do status do abate de animais em todo o Vale do Ceará Mirim”, ressaltou Ezequiel Ferreira. Outras ações parlamentares também já atendidas foram a abertura do Centro de Educação Tecnológica nos distritos de Coqueiros, Primeira Lagoa e Maçaranduba e a recuperação do trecho rodoviário que interliga a RN-160 à RN 306.

Além dessas reivindicações já atendidas, o deputado Ezequiel também requereu a pavimentação e drenagem de ruas na região de Gravatá, Primavera, Quiri, Mangabeira e Riacho de Goiabeira. Programas Moradia Cidadã, Cartão Reforma, melhoria da RN 305, ligando Pitangui a Jacumã; reforma de escolas, sistema de vídeo monitoramento, posto policial para o conjunto Luiz Varela, e Raquete de Palma Forrageira, posto policial para o conjunto Luiz Varela e Posto Policial no bairro Verdes Canaviais também são cobranças do deputado junto às instâncias governamentais.

Comente

Deputada visita Parelhas e São Paulo do Potengi - 22/04/2018

Zenaide Maia participa de eventos em Parelhas e São Paulo do Potengi

Em mais um fim de semana no interior do Estado, a deputada federal Zenaide Maia esteve neste sábado em Parelhas e São Paulo do Potengi. Na agenda do domingo têm compromissos em Apodi.

Em Parelhas, a deputada participou a convite do ex-prefeito Francisco da sua pré-candidatura a deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores, que ocorreu na barragem do boqueirão. Presentes a senadora Fátima Bezerra, o deputado estadual Fernando Mineiro, o prefeito municipal e a vice-prefeita Nazilda, a vereadora de Natal, Natália Bonavides, pré-candidatos a deputado federal e estadual, demais vereadores e lideranças políticas.

Depois de cumprir agenda na cidade de Parelhas, a deputada cumpriu agenda na cidade de São Paulo do Potengi, no Centro de Eventos Agropecuários Francisco Bezerra de Brito, onde visitou a tradicional feira de caprinos - Caprifeira e a 21° Exposição Agropecuária do Potengi.

Comente

Wlademir Capistrano, magistrado do TRE, destacou experiência da Corte para lidar com o evento, lembrando que nunca houve problemas críticos na história do Ri - 22/04/2018

“Preocupante, mas temos expertise”, diz juiz sobre segurança nas eleições

wlademir capistrano

uiz do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, Wlademir Capistrano

O juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio Grande do Norte, Wlademir Capistrano, se disse tranquilo com o status da segurança dos juízes, candidatos e eleitores durante o período de eleições. O magistrado destacou a “expertise” da Corte para lidar com o evento, lembrando que nunca houve problemas críticos na história do Estado.

“É uma preocupação permanente do Tribunal, mas temos uma expertise de segurança que já ocorre há muitos anos. Temos grande experiência neste quesito e nunca tivemos problemas no Rio Grande do Norte”, afirmou Wlademir Capistrano.

O juiz aproveitou para explicar qual é o trâmite utilizados pelos tribunais eleitorais para cuidar da segurança em período de eleições. “O TRE tem um setor de segurança interno, chamado Gabinete de Segurança Institucional. A partir da coordenação dele, envolvemos a Polícia Militar, a Polícia Federal e as Forças Armadas, para que emprestem apoio aos juízes eleitorais, que são aqueles que estão no dia a dia da eleição. Com essas forças de segurança, formatamos uma estratégia tanto para o período eleitoral, como para o dia da própria eleição”.

“Os juízes eleitorais analisam cada município, e dizem ao Tribunal se há necessidade de forças federais. Se o juiz indicar que há, o TRE envia ofício ao TSE que, por sua vez, solicita à Presidência da República para mandar os agentes”, esclareceu o magistrado.Agora RN.

Comente

expectativa é que 28,8 milhões de contribuintes declarem os rendimentos de 2017 - 22/04/2018

Receita espera por 14 milhões de declarações do IR até 30 de abril

Por Agência Brasil

O ritmo de entrega das declarações do Imposto de Renda de Pessoa Física indica que, mais uma vez, os brasileiros deixaram a transmissão para última hora. Até sexta-feira (20), de acordo com dados divulgados pela Receita, 14,8 milhões entregaram a declaração. A expectativa é que 28,8 milhões de contribuintes declarem os rendimentos de 2017.

A pouco mais de um semana para o fim do prazo, que termina no dia 30 de abril, a Receita Federal espera que, a exemplo de anos anteriores, o volume de entrega aumente. No ano passado, a oito dias do encerramento, 14,6 milhões de contribuintes haviam entregue a declaração, o que equivale a 51% das 28,5 milhões recebidas. Nos últimos três dias, foram registrados 9,7 milhões de recebimentos, um terço do total.

Para o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, a Receita está preparada para um fluxo intenso nos próximos dias – Elza Fiuza/Agência Brasil

Para o último dia deste ano são esperadas mais de 3 milhões de declarações. Por isso, a Receita informa que ampliou sua capacidade técnica e está preparada para um fluxo intenso nos próximos dias. O órgão estima que mais de 3 milhões de pessoas deixem o envio das declarações para o último dia.

“Este ano não está diferente dos anteriores”, diz o auditor-fiscal Joaquim Adir, supervisor nacional do Imposto de Renda. “Aumentamos cada vez mais a capacidade de receber as declarações. A Receita está preparada, mas alerta que o contribuinte precisa ter cuidado para não ter problemas, até mesmo de ordem pessoal que o impeçam de entregar no prazo.”.

Baixar o programa

Na reta final, Joaquim Adir recomenda que os contribuintes não deixem para os últimos dias e que, mesmo que não façam a transmissão imediatamente, ao menos baixem o programa para se familiarizar com o sistema.

“As dúvidas surgem na hora que se começa a preencher a declaração e, se deixa para a última hora, não vai dar tempo de tirar as dúvidas e de encontrar os documentos necessários”, acrescentou.

Segundo o auditor, ainda que não tenha concluído a declaração, maioria dos contribuintes já baixou o programa. “Mas tem sempre aquele que deixa para o último dia. Esses correm o risco de ter problemas, inclusive com equipamentos eletrônicos”, alerta.

Os contribuintes que perderem o prazo estarão sujeitos ao pagamento da multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.

Principais dúvidas

De acordo com a Receita Federal, grande parte das dúvidas dos contribuintes é sobre as mudanças definidas para as declarações deste ano, além de casos específicos. As dúvidas podem ser tiradas na página de perguntas e respostas da Receita.

Em 2018, será obrigatória a apresentação do CPF para dependentes a partir de 8 anos, completados até o dia 31 de dezembro de 2017. A declaração de bens contém campos para informações complementares, como números e registros, localização e número do Registro Nacional de Veículo (Renavam). Também foi incluída a informação sobre a alíquota efetiva utilizada no cálculo da apuração do imposto.

Outra mudança é a possibilidade de impressão do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) para pagamento de todas as cotas do imposto, inclusive as que estão em atraso. Para facilitar, o painel inicial do sistema agora dispõe de informações das fichas que podem ser mais relevantes para o contribuinte durante o preenchimento da declaração.

Comente

Vacina - 22/04/2018

Campanha de vacinação contra gripe inicia segunda-feira (23)

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2018 tem início nesta segunda-feira (23) e prossegue até 1° de junho, sendo 12 de maio o “Dia D” de mobilização nacional. De acordo com a Coordenação Estadual de Imunizações (CEI) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), a estimativa é vacinar mais de 54,4 milhões de pessoas em todo o país e 879.430 no Rio Grande do Norte, tendo como meta vacinar, pelo menos, 90% dos grupos prioritários.

Fazem parte dos grupos elegíveis para a vacinação as crianças na faixa etária de seis meses a menos cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), indivíduos a partir dos 60 anos, trabalhadores da saúde, professores de escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Segundo Katiucia Roseli, coordenadora estadual de Imunizações, “a Sesap está concentrando esforços, por meio da CEI e das Unidades Regionais de Saúde, para que os municípios vacinem o máximo possível de pessoas pertencentes aos grupos prioritários. A ideia é que assim se possa reduzir as internações, complicações e óbitos causados por influenza”.


Comente

Pente-Fino - 22/04/2018

MPF fará pente-fino em candidatos ao Planalto

O Ministério Público prepara um pente-fino nos presidenciáveis para verificar quais deles podem ser enquadrados na Lei da Ficha Limpa. Um dos casos mais emblemáticos é o do ex-presidente Lula, condenado em 2.ª instância. Porém, será verificada a situação de todos. A medida é preventiva. Qualquer candidato pode requerer o registro. Até o dia 23 de agosto, MP, candidatos, coligações e partidos podem questionar o registro das candidaturas. Os sete ministros do TSE têm até o dia 17 de setembro para julgá-los, conforme previsto no calendário eleitoral.

Vem aí. Quando os registros forem julgados, a composição do TSE será outra. Já terão sido efetivados os ministros Og Fernandes e Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF. A aposta é a de que o tribunal ficará ainda mais rigoroso.

Bye bye. O ministro Luiz Fux, atual presidente, deixa o tribunal no dia 15 de agosto. Napoleão Nunes, em 30 de agosto – Nunes é visto como um dos ministros com posições mais favoráveis aos políticos.

COLUNA DO ESTADÃO

Comente

Prisão - 22/04/2018

Prefeito do PSDB é preso por abusar de menina de 8 anos em SP

Prefeito do PSDB é preso por abusar de menina de 8 anos

O prefeito em exercício de Bariri (SP), Paulo Henrique Barros de Araújo (PSDB),  de 34 anos, foi preso neste sábado (21) por suspeita de raptar e abusar sexualmente de uma menina de 8 anos. Em depoimento, ele confessou o estupro.

A Polícia Militar informou que o tucano sequestrou a criança e a levou dentro de um carro para um matagal. Em determinado momento, o carro ficou preso em um buraco e a menina deixou o carro à pé, pedindo socorro. A polícia foi acionada e os agentes encontraram o prefeito se escondendo  entre as árvores.

Segundo o G1, Araújo e a vítima foram encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bela Vista. Em seguida, foram levados para a delegacia.

O registro policial apontou que o tucano parecia estar sob efeito de drogas. A investigação está sendo conduzida Central de Polícia Judiciária, em Bauru. O tucano está no cargo como interino em Bariri desde o início de 2017, quando o ex-prefeito e o vice foram barrados na Lei da Ficha Limpa após vencerem as eleições de 2016. Até o momento, o PSDB, a prefeitura e a defesa de Araújo ainda não se manifestaram sobre o caso.

NOTÍCIAS AO MINUTO

Comente

Prisão - 22/04/2018

Suspeito de participar da morte do Sargento José Edvaldo é preso minutos após o crime

Um homem identificado como João Carlos Benício da Silva Lima, foi preso suspeito de participar da tentativa de assalto que resultou na morte do sargento da PM, José Edvaldo Nascimento, de 41 anos. O crime ocorreu na manhã deste sábado (21), no bairro do Alecrim, zona Leste de Natal. O policial teria reagido a ação dos criminosos e foi atingido no tórax.

Segundo testemunhas João Carlos foi capturado pela própria população, ainda na cena do crime. Ele foi autuado por latrocínio. A polícia ainda procura por outros dois suspeitos que também teriam participado da ação.

 

Com informações do Portal BO

Comente

Sgt Edvaldo estava lotado na Banda de Música da PMRN - 22/04/2018

PM emite nota de pesar por morte de sargento

É com pesar, que a Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte comunica o falecimento do Sargento da PM José Edvaldo do Nascimento. Na manhã deste sábado (21), o Sgt Edvaldo foi vítima de uma tentativa de assalto, no qual sofreu um disparo de arma de fogo e não resistiu ao ferimento.

Atualmente, o Sgt Edvaldo estava lotado na Banda de Música da PMRN, em Natal.

A Polícia Militar lamenta a morte deste profissional de segurança pública, externando aos amigos, companheiros de trabalho e familiares, os nossos sentimentos de pesar.

O velório acontece a partir das 20h deste sábado no Estúdio da Banda de Música, localizado no Quartel do Comando Geral da PMRN, onde será celebrada uma missa de corpo presente às 9h da manha deste domingo. Já o sepultamento está previsto às 12h no Cemitério Morada da Paz, no bairro Emaús.

– 09h domingo (22): missa de corpo presente (Estúdio da Banda de M.);

– 12h domingo (22): sepultamento (Cemitério Morada da Paz) Fonte Portal Noar.

Comente

ELEIÇÕES 2018 - 22/04/2018

Na Câmara, nove em cada 10 deputados devem disputar reeleição

© Estadão

A classe política vive um momento de forte desgaste, mas a busca por um novo mandato mobiliza quase 90% da Câmara dos Deputados. Contrariando uma expectativa por renovação, os partidos representados na Casa projetam um índice recorde de candidatos à reeleição neste ano. Levantamento feito pelo Estado revela que ao menos 447 deputados – nove entre dez – estão dispostos a estender a permanência no Congresso por mais quatro anos. Outros 18 ainda não se decidiram e 48 afirmam que deixarão a Casa.

Se confirmadas as projeções dos partidos, a eleição de outubro terá o maior número de mandatários nas urnas desde a redemocratização, superando as disputas de 1998 e 2006, quando 443 e 442 deputados, respectivamente, tentaram a reeleição. A diferença é que, desta vez, as campanhas serão custeadas basicamente com recursos públicos.

Um dos decanos da Casa, o deputado Simão Sessim (PP-RJ) planeja seu 11.º mandato consecutivo. Alvo de um inquérito da Operação Lava Jato, arquivado em 2016, o parlamentar diz não se preocupar com a manutenção do foro privilegiado, mas com a continuidade do trabalho para a comunidade de Nilópolis, seu reduto eleitoral. “Sou ficha limpa”, disse Sessim, de 82 anos. “Já passei por muitas tempestades em Brasília, dos anões do orçamento ao mensalão e agora a Lava Jato. Resisto, passo de geração em geração.”

Se agora não poderá contar com doações empresariais, o carioca terá prioridade na divisão dos recursos, assim como os demais deputados que vão para a reeleição, seja qual for o partido. Pelas regras atuais, tanto o fundo eleitoral de R$ 1,7 bilhão, criado ano passado, como o Fundo Partidário de R$ 888 milhões são divididos de acordo com o número de parlamentares eleitos por legenda.

A necessidade de se manter as bancadas e, de preferência, aumentá-las, explica a opção dos partidos em investir mais em quem já é conhecido ou possui mandato. Mas a necessidade de continuar com o foro privilegiado, segundo o professor de ciência política da USP, Glauco Peres, é o que define se o parlamentar vai ou não arriscar outro cargo – em quatro anos de Lava Jato nenhum deputado foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

“Isso virou bem importante. Vários deputados vão tentar se reeleger como forma de garantir que seus processos não avancem”, afirma Peres. Ele ressalta que, apesar de o Supremo indicar que vai restringir o alcance do foro a crimes cometidos no exercício do mandato (já há maioria na Corte), a “ameaça” não é suficiente para desencorajar os parlamentares da estratégia.

“Os deputados investigados não vão abrir mão disso (do foro) facilmente. Existe o risco de o STF voltar atrás? Existe. Mas é um tanto arriscado eles já abrirem mão disso. Que outra chance eles têm?”.

Réu na Lava Jato por corrupção, peculato, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha, Aníbal Gomes (DEM-CE) é acusado de receber R$ 3 milhões oriundos do esquema. Ele nega e diz que sua intenção em continuar na Câmara em nada tem a ver com o foro. “É indiferente. Aliás, ter foro é até pior. Quem não tem foro tem três instâncias (para se defender), enquanto nós só temos uma oportunidade (no STF)”, afirmou o deputado.

Comente

Ordem do Mérito Judiciário Djalma Aranha Marinho foi entregue ao deputado devido a sua atuação como relator da modernização das leis trabalhistas - 21/04/2018

Rogério Marinho: “Ser homenageado pela Justiça do Trabalho do RN é uma honra”

Deputado federal Rogério Marinho (PSDB) recebe homenagem da Justiça do Trabalho

O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª região, no Rio Grande do Norte, entregou na noite desta sexta-feira, 20, a Ordem do Mérito Judiciário Djalma Aranha Marinho ao deputado federal Rogério Marinho (PSDB), devido a sua atuação como relator da modernização das leis trabalhistas na Câmara. A solenidade foi realizada no Hotel Serhs, Via Costeira, e contou com o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Brito Pereira

“Ser homenageado pela Justiça do Trabalho do meu estado é uma honra porque todos aqui de alguma forma contribuíram para o bom funcionamento da Justiça, a desburocratização e a modernização do trabalho. Estamos muito felizes também porque o nome da comenda é do meu avô, Djalma Marinho, um homem que durante toda a sua vida sempre priorizou a questão da pluralidade, a defesa da democracia e o respeito aos que pensam diferente”, disse o parlamentar.

A presidente do TRT-RN, desembargadora Maria Auxiliadora fez a entrega da medalha ao deputado Rogério Marinho. “Homenageamos personalidades com qualidades de boa conduta e relevantes serviços ao âmbito do trabalho. Somos um órgão que preza pela pacificação, equilíbrio no trato e no diálogo, isento de discursos de ódio”, disse a desembargadora em um rápido discurso na solenidade.

Ao todo, o TRT-RN homenageou 43 personalidades. Além de Rogério Marinho, também receberam medalhas nomes como do ex-presidente do órgão, José Rocha, o presidente do Tribunal de Justiça do RN, Expedito Ferreira, o procurador geral da República, Marcelo Alves Dias, o presidente da Fiern, Amaro Sales, o capitão da PM, Styvenson Valentim, e o empresário Nevaldo Rocha, fundador da Guararapes, que enviou um representante para o evento, entre outros. Fonte Agora RN.

Comente

Sargento fazia parte da banda de música da PM - 21/04/2018

Sargento da PM morre após ser baleado por bandidos

O sargento da Polícia Militar, José Edvaldo do Nascimento, integrante da banda de música da PM foi o 11º agente de segurança assassinado em 2018 no Rio Grande do Norte.

O policial foi surpreendido por três criminosos em tentativa de assalto e foi atingido com tiro no tórax. O PM chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu por volta das 11h20.

Um dos bandidos foi rendido e chegou a ser linchado pela população até a chegada da PM. Os outros dois foram perseguidos pela polícia, mas continuam foragidos. Na perseguição houve um acidente com policiais da Rocam, mas passam bem. Portal noar.

Comente

Eleições 2018 - 21/04/2018

Bolsonaro é líder sem Lula, mas Barbosa vence no 2º turno, diz DataPoder360

POR FERNANDO RODRIGUES / DATAPODERO deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ), 63 anos, tem de 20% a 22% e lidera de maneira isolada a pesquisa DataPoder360 de intenção de votos para presidente da República. Em 2º lugar vem Joaquim Barbosa (PSB), que também tem 63 anos, com 13% a 16%.Nos cenários que testam confrontos de 2º turno, Bolsonaro ganha com folga do pré-candidato do PSDB a presidente, Geraldo Alckmin, 65 anos. O deputado tem 41% contra apenas 18% do tucano.Já contra Joaquim Barbosa a situação de Bolsonaro piora. O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal registra 37% num eventual 2º turno contra 32% do capitão do Exército na reserva.A pesquisa DataPoder360 foi realizada nos dias 16 a 19 de abril, por meio de ligações telefônicas (para aparelhos celulares e fixos), e teve 2.000 entrevistas em 278 cidades brasileiras. A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais. O estudo está registrado no TSE sob o número BR-06596/2018.DataPoder360 testou 2 cenários para presidente da República. Como os candidatos ainda não estão definidos –o prazo legal vai até 15 de agosto– a Lei Eleitoral permite que se faça qualquer combinação de nomes.No caso do levantamento que está sendo divulgado neste sábado (21.abr.2018), a opção foi por fazer 1 cenário no qual fossem testados apenas os políticos cuja exposição indicasse taxas acima de 5% e também 1 nome do PT –considerando-se que a tendência é que o Partido dos Trabalhadores possa ter 1 nome próprio em substituição ao de Luiz Inácio Lula da Silva, no momento preso e cumprindo pena de 12 anos e 1 mês em Curitiba (PR).Esse cenário 1 ficou com 7 nomes e permite ao eleitor refletir sobre os principais concorrentes ao Planalto até este momento.Os resultados desse cenário, com uma casa depois da vírgula, foram estes: Jair Bolsonaro (22,4%); Joaquim Barbosa (16,3%); Ciro Gomes (8,4%); Marina Silva (8,2%); Fernando Haddad (7,4%); Alvaro Dias (6,3%); Geraldo Alckmin (5,5%); branco ou nulo (17,3%) e não sabe ou não respondeu (8,2%).Como se observa, o chamado “não voto” está na casa de 25% dos eleitores nesse cenário. O “não voto” é o grupo dos que dizem que votam em branco, nulo e nenhum e os que não sabem ou não respondem.O que também chama a atenção nesse cenário é o desempenho modesto do tucano Geraldo Alckmin e o percentual do petista Fernando Haddad, de 55 anos.Os nomes do PT citados para ocupar o lugar de Lula sempre têm, em geral, perto de 1% ou 2% em pesquisas que incluem mais de 10 políticos na lista de candidatos. Nesta simulação, apenas com os mais competitivos na disputa neste momento, já é possível perceber que dificilmente o PT deixará de ter algum peso na corrida pelo Planalto –apesar de seu maior líder estar preso.VEJAM DETALHES DA PESQUISA COMPLETA: https://www.poder360.com.br/datapoder360/bolsonaro-e-lider-sem-lula-mas-barbosa-vence-no-2o-turno-diz-datapoder360/

 

Comente

Crime aconteceu na madrugada deste sábado (21), em São José de Mipibu. - 21/04/2018

Homem é assassinado a tiros na Grande Natal

Por G1 RN

Rian Mendel da Silva foi assassinado próximo a uma sinuca em São José de Mipibu (Foto: Ediana Miralha/Inter TV Cabugi)

Rian Mendel da Silva foi assassinado próximo a uma sinuca em São José de Mipibu (Foto: Ediana Miralha/Inter TV Cabugi)

Um homem de 26 anos foi executado a tiros na cidade de São José de Mipibu, na Grande Natal. O crime aconteceu na madrugada deste sábado (21), no bairro Tancredo Neves. Rian Wendel da Silva morreu no local, depois de ser atingido por vários disparos de arma de fogo.De acordo com a Polícia Militar, ele estava na Rua Santa Madalena quando dois homens se aproximaram em uma moto, por volta das 3h da manhã. Os suspeitos atiraram contra Rian da Silva, que caiu morto próximo a uma sinuca, embaixo de uma tenda armada em um descampado.

Comente

Francisco Dantas é o primeiro município da região do Alto Oeste a sair da situação de colapso. Expectativa é que mais cidades tenham abastecimento regular - 21/04/2018

Após dois anos em colapso, cidade do RN volta a ter abastecimento de água regular

Por G1 RN

Açudes começam a receber água, no interior do RN, após seis anos de seca (Foto: Thiago Messias/ Inter TV Costa Branca )

Açudes começam a receber água, no interior do RN, após seis anos de seca (Foto: Thiago Messias/ Inter TV Costa Branca )

cidade de Francisco Dantas é a primeira da região do Alto Oeste potiguar a sair da situação de colapso no abastecimento de água. Desde a quinta-feira (19), a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está operando o sistema que atende a população de cerca de 2.900 habitantes. O município estava em situação de colapso desde fevereiro de 2016.Segundo o gerente da Regional Alto Oeste da Caern, Esmeraldo Alves, as equipes da Companhia também trabalham no reparo de vazamentos que foram registrados em decorrência do tempo em que os equipamentos ficaram parados.Francisco Dantas é abastecida pelo Açude Tesoura, que transbordou com as últimas chuvas. Ainda na região do Alto Oeste, a Caern está tomando as últimas providências para colocar em operação os sistemas de outras nove cidades. Destas, duas não estavam em colapso, mas voltarão a utilizar o manancial da própria cidade.Ainda segundo a Caern, até o final da semana que vem saem oficialmente da situação de colapso os municípios de Luiz Gomes e José da Penha. Luiz Gomes é a cidade que está em colapso há mais tempo: desde outubro de 2011. José da Penha enfrentava essa situação desde novembro de 2016.Em seguida, voltarão a receber abastecimento da Caern as cidades de Paraná, Rafael Fernandes, Marcelino Vieira, Almino Afonso e Tenente Ananias.Das 11 cidades em colapso na região, São Miguel e Pilões ainda estão sem previsão de receber água. Já a cidade de João Dias depende só da chegada de novas chuvas para retomar o abastecimento.SeridóCaern informou também que trabalha para retomar abastecimento de Serra de Santana e emergencial de Currais Novos/Acari.

Comente

Ação deu cumprimento a dois mandados de busca e apreensão expedido pela Justiça, que tinha objetivo de realizar buscas em residências do bairro São Judas - 21/04/2018

PC e PM prendem quadrilha acusada de tráfico de drogas e homicídio em Nova Cruz

Operação foi realizada entre a Polícia Militar (8º BPM) e Polícia Civil (6º DRP) de Nova Cruz

Uma operação realizada entre a Polícia Militar (8º BPM) e Polícia Civil (6º DRP) de Nova Cruz, desarticulou uma quadrilha acusada de tráfico de drogas, roubos e crimes de homicídio praticados naquele município e região.

A ação foi iniciada nas primeiras horas deste sábado, 21, e resultou na prisão em flagrante de Glicério Martins da Costa, vulgo “Dinda”, de 28 anos, flagrado de posse de uma espingarda caseira, cinco trouxas de maconha, 16 pedras de crack, um pé de maconha e um celular; João Batista Freire Barbosa, vulgo “Doutor”, de 36 anos, encontrado com uma espingarda, duas trouxas de maconha e três celulares; Ivanildo Gomes de Oliveira, vulgo “Tininho”, de 23 anos, preso com uma espingarda calibre .22, com 17 munições, um revólver calibre .38 com numeração raspada e munição intacta, 16 pedras de crack e uma porção de maconha/ Josivan Alves de Oliveira, vulgo “Dan”, de 20 anos, pego com 24 trouxas de maconha.

A operação deu cumprimento a dois mandados de busca e apreensão expedido pela Justiça, que tinha objetivo de realizar buscas em residências do bairro São Judas Tadeu, local suspeito de esconder bocas de fumo. Todos os suspeitos foram levados à 6ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Nova Cruz para prosseguimento dos procedimentos do flagrante. Agora RN.

Comente

Wlademir Capistrano, juiz do Tribunal Regional Eleitoral, explicou em entrevista concedida ao Agora RN que isso não significa que 100% dos eleitores potiguares - 21/04/2018

TRE promete biometria para 100% dos municípios do Rio Grande do Norte

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte

Juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no Rio Grande do Norte, Wlademir Capistrano afirmou que 100% dos municípios do Estado serão contemplados com a biometria durante as eleições de 2018. O magistrado, todavia, explicou em entrevista concedida ao Agora RN que isso não significa o alcance a 100% dos eleitores potiguares.

“Teremos identificação dos eleitores por biometria em 100% dos municípios. Entretanto, em alguns municípios, a biometria não contemplará 100% do eleitorado. Quando o TRE estava em fase de implantação da biometria, adotou-se a estratégia de não fazê-lo em algumas cidades, o que chamamos de revisão biométrica”, disse.

Neste caso, a Justiça Eleitoral convoca todos os eleitores para confirmarem suas inscrições. Aqueles que não forem terão suas inscrições canceladas. “Em Natal foi assim. A Justiça preferiu não fazer a revisão em alguns poucos municípios do interior, e sim implementar o que chamamos de biometria ordinária”, esclareceu Wlademir Capistrano.

Com implantação da biometria nas cidades, os cadastros novos eram feitos. No caso dos registros anteriores, à medida que os eleitores compareciam à zona eleitoral para qualquer atividade, se colhiam os dados biométricos e a fotografia. “Nestes casos, alguns eleitores não terão identificação biométrica. Independentemente disto, 100% dos municípios terão biometria”, finalizou.

* O Agora Jornal publica nesta segunda-feira, 23, entrevista completa com o juiz Wlademir Capistrano. O magistrado esclareceu dúvidas e comentou pontos importantes do processo eleitoral em 2018. Não percam!. Agora RN.

Comente

O capitão Romualdo Galvão conquistou o primeiro lugar no treinamento - 21/04/2018

Capitão da PMRN conquista o 1º lugar em curso da Força Nacional

O Rio Grande do Norte foi muito bem representado nas edições 72 e 74 da Instrução de Nivelamento de Conhecimento (INC) da Força Nacional de Segurança Pública, que ocorreram de 15 de março até esta sexta-feira (20) na Academia Nacional de Polícia (ANP), em Brasília/DF.
O capitão Romualdo Galvão, integrante do Centro Integrado de Operações Aéreas (CEIOPAER) da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), conquistou o primeiro lugar no treinamento, que foi de responsabilidade do Ministério Extraordinário da Segurança Pública.
Durante os 35 dias de atividades, os 191 policiais militares de todo o Brasil – sendo 19 do Rio Grande do Norte – participaram de um total de 29 disciplinas no campo teórico e prático, como: técnicas de patrulhamento policial; controle de distúrbios civis; armamento e tiro policial; uso diferenciado da força; e técnica de defesa pessoal policial.
Ao final de todas as disciplinas, o capitão Romualdo obteve média 9,87, terminando na primeira colocação. “A INC nos proporciona a possibilidade de crescer técnica e profissionalmente, trocando conhecimento com PMs de todo o Brasil. Me sinto honrado em ter alcançado o primeiro lugar nesse nivelamento representando e colocando a minha Polícia e o meu Estado no patamar mais elevado”, afirmou.
O objetivo da Instrução é padronizar a atuação de todos os policiais, que agora fazem parte da Força Nacional de Segurança Pública e serão enviados para missões em todo o território nacional. Fonte Portal Noar.

Comente

corrupção - 21/04/2018

À PF, Joesley diz ter repassado R$ 110 mi a Aécio na campanha de 2014

Empresário Joesley Batista deixa sede da Polícia Federal em Brasília

© REUTERS/Ueslei Marcelino Empresário Joesley Batista deixa sede da Polícia Federal em Brasília

O empresário Joesley Batista afirmou nesta quinta-feira, em novo depoimento à Polícia Federal, ter repassado 110 milhões de reais ao então candidato do PSDB à Presidência e hoje senador Aécio Neves (MG) durante a campanha eleitoral de 2014, disse uma fonte com conhecimento do assunto à Reuters.

A informação desse pagamento foi publicada inicialmente nesta sexta-feira pelo site do jornal O Globo. Esse repasse milionário tinha por objetivo garantir a atuação de Aécio, na época candidato ao Palácio do Planalto e presidente do PSDB, em favor do grupo J&F.

Os valores repassados teriam sido divididos pelos tucanos a outros partidos que apoiaram Aécio à época. Joesley apresentou à PF informações sobre os repasses, como extratos de notas fiscais e planilhas de doações, tanto oficialmente como via caixa 2.

Derrotado nas eleições gerais passadas para a petista Dilma Rousseff no segundo turno, Aécio Neves tornou-se réu no Supremo Tribunal Federal (STF) na terça-feira por corrupção passiva e obstrução de Justiça com base na delação de executivos da J&F.

No caso do STF, o tucano foi acusado de ter recebido propina de 2 milhões de reais do grupo e ainda de atuar para garantir a nomeação de delegados que impedissem o avanço da operação Lava Jato. O tucano, que se desgastou politicamente com o episódio, ainda é alvo de outros 8 inquéritos no Supremo - o novo depoimento da quinta faz parte de uma dessas apurações.

A defesa de Aécio e o próprio senador tem negado que ele tenha cometido qualquer irregularidade em sua relação com o grupo e acusa os delatores, em especial Joesley, de mentir em seus depoimentos a fim de conquistar benefícios da colaboração premiada.

(Reportagem de Ricardo Brito)

Comente

MAIS SMARTFHONE DO QUE HABITANTES - 20/04/2018

Brasil já tem mais smartphones do que habitantes

O Brasil já tem mais smartphone do que habitante. Um estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo aponta para 220 milhões de celulares inteligentes ativos pelo país, que tem 210 milhões de habitantes.

Os dados fazem parte da 29ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas. O estudo estima que em maio deste ano serão 306 milhões de dispositivos portáteis em uso no país – contando não apenas smartphones, mas também notebooks e tablets. Apenas em 2017, foram vendidos 48 milhões de smartphones pelo país, de acordo com o Estadão.

A alta quantidade de smartphones já ativos no país representa uma mudança no padrão de consumo das pessoas – que também precisa ser acompanhada por uma alteração na forma como fabricantes e operadoras ofertam aparelhos para clientes. O brasileiro não está mais atrás do primeiro smartphone, e sim de um novo modelo, com recursos mais avançados do que os de entrada.

Olhar Digital – UOL

Comente